O encontro de boas leituras, troca de ideias, bolo e café já virou um momento aguardado mensalmente na sede da ADUFC em Fortaleza. O Letra Viva, Círculo de Leitura da ADUFC, teve seu início no mês de março de 2025 e já debateu em seus encontros a leitura dos livros “Água de Barrela”, de Eliana Alves Cruz, “A Vida Não é Útil, de Ailton Krenak, “Parque Industrial”, de Pagu, “A Palavra que Resta”, de Stênio Gardel, “Ninguém Escreve ao Coronel”, de Gabriel García Márquez e “Aldeota”, de Jáder de Carvalho.
Para o sétimo encontro do Letra Viva, os/as participantes irão se reunir em torno da leitura da obra “As doenças do Brasil”, de Valter Hugo Mãe. A obra é o oitavo romance do autor português que é um dos escritores lusófonos mais aclamados da atualidade. Em “As doenças do Brasil”, Valter Hugo Mãe retorna ao gênero após cinco anos e traz uma obra que se passa em solo brasileiro. Com artes de Denilson Baniwa e prefácio de Conceição Evaristo, o livro é uma homenagem às pessoas dessa terra: os que aqui já estavam e os que vieram forçados; ambos fogem da fúria que extermina todos aqueles que não conseguem escravizar.
Ao contrário dos registros históricos sobre a colonização, o livro de Valter Hugo Mãe coloca a pessoa indígena no centro da narrativa, ao contar sob sua ótica percepções sobre a invasão e o genocídio promovido pelo europeu.
O sétimo encontro do Letra Viva acontecerá na última quinta-feira do mês, 25 de setembro, das 16h às 18h, na sede da ADUFC. A participação segue aberta, livre e gratuita a todas as pessoas interessadas, sendo apenas necessária a inscrição via formulário.
Letra Viva – Círculo de Leitura da ADUFC
7º encontro – 25 de setembro de 2025 (quinta) às 16h
Livro para debate do 7º encontro: As doenças do Brasil de Valter Hugo Mãe
Inscrições via forms
Atividade aberta, livre e gratuita
Sede da ADUFC | Av. da Universidade, 2346 – Benfica


