Skip to content Skip to footer

CARIRI – Organizada pela ADUFC, roda de conversa com a Prof.ª Helena Martins debateu Democracia, Comunicação e o Papel das Universidades

Na última quarta-feira (27), ADUFC e ANDES-SN realizaram a Roda de Conversa “Democracia, Comunicação e o Papel das Universidades” com a Prof.ª Helena Martins. A atividade iniciou às 16h, no auditório da sede da ADUFC no Cariri, e contou com a participação de docentes, estudantes e técnicos/as-administrativos/as.  

Dentre os temas debatidos, teve destaque a discussão em torno de como a democracia não está cristalizada e estabilizada como regime, afinal, a manutenção dos processos democráticos tem sido resultado de muitas lutas sociais travadas pela classe trabalhadora.  

“Hoje, em uma situação de profunda crise do capital, os direitos conquistados estão sendo atacados. Essa compreensão fala para a gente da necessidade de fortalecermos as nossas capacidades de resistência e proposição de alternativas sistêmicas aos problemas que a classe trabalhadora tem enfrentado. Sem isso, o que vai acontecer, de fato, é que o pêndulo da sociedade vai sendo cada vez mais disputado e tomado pelo lado do capital, que precisa nesse momento histórico sufocar a classe trabalhadora, já que não consegue superar suas próprias contradições”, pontuou a Prof.ª Helena Martins

Em momentos de crise e contradições, a disputa pelos meios de legitimação dos modos de vida, como os meios de comunicação e a produção de conhecimento das universidades, é cada vez mais acirrada e os que exercem a produção de informação e conhecimento a partir de uma perspectiva socialmente referenciada são regularmente atacados e controlados. 

Todos esses ataques devem ser vistos como formas de impedir uma produção de leituras alternativas do mundo. E agora está mais claro ainda, mais do que nunca, como esses espaços de produção de sentido estão diretamente vinculados ao capital: o Trump dizendo que vai taxar países que regularem as plataformas digitais, jornalistas assassinados por Israel na Palestina, e isso também acontece em alguma instância com outros espaços, como na educação, com professores/as sendo atacados diuturnamente. Já que está tão nítido que o capital disputa esses espaços, também é nossa vez de transformar esses espaços em toda a potência que a gente acredita que eles devem ter como lugares de pluralidades, de diversidade de visões de mundo e de fortalecimento da classe trabalhadora”, afirmou. 

A Prof.ª Helena Martins é docente do Curso de Publicidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 1ª secretária da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, já tendo integrado a diretoria da ADUFC como secretária-geral no biênio 2021-2023. Helena Martins é uma das autoras do livro “República do ódio: a dinâmica da extrema direita no WhatsApp”, que foi finalista, em 2025, do Prêmio Jabuti Acadêmico na área de Comunicação e Informação.

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]