Entre os dias 21 e 23 de agosto, acontece, na sede da ADUFC, em Fortaleza, o II Seminário “Transição ou Transação Energética? Conflitos, violações de direitos, clima e o poder digital”. O Seminário é uma etapa preparatória fundamental da mobilização da Cúpula dos Povos na COP30, reunindo organizações, movimentos, coletivos e lideranças de toda a região Nordeste para refletir criticamente e construir posicionamentos conjuntos frente à crise climática e humanitária.
Em um momento histórico em que o Brasil sediará a Conferência das Partes da ONU (COP30), este seminário regional visa fortalecer o papel político do Nordeste na agenda climática, valorizando seus territórios, experiências de resistência e propostas populares de transição socioecológica justa.
Mais do que um espaço de denúncia das violações promovidas por grandes projetos de energia, o seminário é também um campo de proposição: a intenção é incidir nas políticas públicas e nos debates globais com recomendações elaboradas a partir da escuta, da vivência e da organização popular.
O Prof. Uribam Xavier, diretor de Relações com Entidades Sindicais e Movimentos Sociais da ADUFC, reforçou a importância da participação dos/as docentes no Seminário. “A COP é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. No Ceará, diversos territórios, urbanos e rurais, vem enfrentando impactos negativos provocados por diversos projetos globais que rivalizam com os interesses locais. Nesse sentido, a nossa participação no encontro de Fortaleza, que será um encontro do Nordeste, é de grande relevância para que possamos entender a gravidade da questão e poder contribuir com a luta por um mundo mais justo e solidário. Diante disso, fica o convite da ADUFC para que os/as docentes participem”, pontuou.
As inscrições que não necessitam de apoio logístico podem ser realizada até 18/8, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdP7D4sSsEuMCQHuxLFHISeYzQ5RAoxEnACspuPnzGwZc7H8A/viewform
+ A programação detalhada do Seminário estará disponível nas redes da Cúpula dos Povos: @cupuladospovosceara @cupuladospovoscop30


