Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ARRAIÁ DA ADUFC 2022 – Festejos juninos na capital e no interior reafirmam espaço de resistência e encontros

(Fotos: Nah Jereissati)

Com muito forró pé-de-serra e animação, professoras e professores da ADUFC celebraram, na última sexta-feira (24), a noite de São João. O Arraiá d’Os Muringa e o Baile da Gabriela se apresentaram na sede do sindicato em Fortaleza, marcando a retomada presencial dos festejos juninos após dois anos de atividades remotas. A programação contou, ainda, com a Feira da Reforma Agrária, que vendeu produtos agroecológicos e livros durante todo o dia. A ADUFC também promoveu festejos juninos no interior.

Durante a festa de São João em Fortaleza, o presidente da ADUFC, Prof. Bruno Rocha, ressaltou o importante trabalho da entidade para denunciar os ataques à educação liderados pelo governo federal. “Esse sindicato, nos últimos anos, se reintegrou à luta em defesa da universidade pública, da autonomia das universidades, da educação pública, gratuita e de qualidade. Esse sindicato se posicionou mais uma vez fortemente e de forma intransigente por essa educação transformadora, assim como dizia Paulo Freire”, destacou.

Apenas em 2022, pontuou o docente, o governo Bolsonaro contingenciou R$ 8 bilhões do Orçamento, dos quais R$ 6 bilhões eram da educação e da ciência e tecnologia. “Esse governo não quer universidade pública. E nós vamos lutar contra ele porque nós somos a universidade pública”, disse Bruno Rocha. “Ainda em 2019, este sindicato tomou corajosamente a posição Fora Bolsonaro, de forma unânime, na sua Assembleia. Esse é o Sindicato ADUFC. E, durante todos esses anos, não hesitamos em nenhum minuto nos posicionarmos, lutarmos e reivindicarmos contra todos esses ataques que a educação sofreu nesse governo”, reforçou.

O São João da ADUFC foi construído a partir do trabalho coletivo e visando à aproximação com movimentos sociais. Além da Feira da Reforma Agrária, replicando a experiência já inaugurada no Cariri, a articulação junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) garantiu as barraquinhas de comidas típicas nos festejos juninos do último dia 24/6. Diante dos sucessivos ataques sofridos pela ADUFC, que se tornou alvo do autoritarismo e das ações antissindicais da gestão superior da UFC, esses espaços também buscam fortalecer os encontros e aproximar os/as docentes do movimento sindical.

No Cariri, a festa de São João da ADUFC será no dia 30/6, a partir das 19h, na sede do sindicato em Juazeiro do Norte. Os festejos presenciais são retomados em grande estilo com o espetáculo “Remoenda”, com a voz e a performance de João do Crato e banda; e a apresentação do grupo Na Base da Chinela. Em Crateús, a celebração junina está marcada para o dia 29/6, às 20h, com a banda Tintim Bonfim Pé de Serra, no Bruna Buffet. Os eventos são abertos a todos os docentes sindicalizados da UFC, UFCA e UNILAB. A ADUFC já realizou festas juninas em Sobral (22), Quixadá (22) e Redenção (23).

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]