Skip to content Skip to footer

LUTA — Dia D de Mobilização em Defesa da Educação e do Serviço Público tem ato em Fortaleza

(Fotos: Tamara Lopes/ADUFC-S.Sind)

Na quarta-feira (4), profissionais da educação, estudantes e profissionais de diversas categorias do serviço público se reuniram na Praça da Imprensa, em Fortaleza, para o Dia D de Mobilização e Paralisação em Defesa da Educação e do Serviço Público

Com o lema “A Educação se Defende nas Ruas”, o ato levantou pautas como mais financiamento para a educação pública; royalties no Fundeb; defesa da educação pública de qualidade; em defesa do serviço público; contra as emendas PIX; contra o Congresso Inimigo do Povo; e pela aprovação do MP do Piso no Congresso Nacional. 

A ADUFC levou também para o ato, por meio de seus materiais, a luta contra a Reforma Administrativa. A Prof.ª Helena Martins (UFC), 1ª secretária da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, esteve presente na mobilização e ressaltou a importância de um projeto de país que seja comprometido com a valorização do serviço público e da educação pública. 

A Prof.ª Helena Martins, presente no ato, é 1ª secretária da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN e constrói a base da ADUFC

Esse é um ato unificado para, sobretudo, valorizar a educação pública. Acho que a gente está num ano muito decisivo em relação ao projeto de país que a gente tem e é importante que a gente reafirme a importância da educação pública e cobre também os compromissos firmados pelos governos que se apresentam como progressistas em relação à valorização dos servidores, à ampliação dos investimentos, isso ainda está em pauta. A gente teve todo um período de muitos ajustes, de muito retrocesso e infelizmente ainda não houve uma recomposição salarial, nem no plano federal, nem também nos estados. E aqui a gente tem uma luta muito importante das universidades públicas, dos sindicatos que atuam na educação pública estadual em geral, pela recomposição, pela ampliação do orçamento dedicado à Educação, pelo reconhecimento também da carreira dos professores. Tem um movimento aqui importante para sinalizar essa disputa pela educação pública”, afirmou.

A docente lembrou também o grande avanço conquistado na última terça-feira (3) com a aprovação do projeto de lei que extingue a lista tríplice para a nomeação de reitores e reitoras das universidades federais. “Ontem a gente teve uma vitória importante em relação ao fim da lista tríplice e acho que isso sinaliza que é possível nesse contexto, mesmo com tantas adversidades, avançar e afirmar aquilo que é justo, que é de fato termos uma educação com qualidade, pública, democrática”.   

Apesar da forte chuva, o ato saiu em caminhada até a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2026. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2026 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]