Skip to content Skip to footer

PRECARIZAÇÃO —  Trabalhadores terceirizados da UFC paralisam atividades após novo atraso de salários e benefícios

O ano de 2026 teve início com um problema antigo na Universidade Federal do Ceará (UFC): o atraso do salário dos trabalhadores e trabalhadoras que prestam serviços nos campi da Universidade UFC, tanto na capital quanto nos municípios de Quixadá, Sobral, Crateús e Russas.

Os trabalhadores e trabalhadoras enfrentam o atraso no pagamento de salários e benefícios referentes ao mês de dezembro de 2025. Segundo nota do Sindicato dos Trabalhadores Prestadores de Serviços Terceirizados em Asseio e Conservação do Estado do Ceará – SEEACONCE, as empresas terceirizadas Florart Paisagismo Ltda. e Solução Serviços e Comércio e Construção, contratadas para prestar serviços à UFC, seguem descumprindo a Convenção Coletiva de Trabalho, instrumento legal que garante direitos básicos à categoria. Além do atraso salarial, o pagamento de benefícios está paralisado, sem qualquer previsão concreta para a regularização, agravando ainda mais a situação da categoria que engloba trabalhadores/as de serviços gerais e também das portarias.

“Não temos nem o dinheiro da passagem para vir trabalhar. Tem gente que precisou pedir dinheiro emprestado. Mas e quem não tem nem a quem pedir emprestado? A gente vem trabalhar sem nenhuma condição. E, no fim, é a gente que fica sempre no prejuízo”, relataram trabalhadores e trabalhadoras que preferiram não se identificar.

Os atrasos de salário e do pagamento de benefícios, assim como a ameaça de demissão em massa, vêm acontecendo de forma recorrente na UFC desde 2024.

O SEEACONCE relatou que tentou agendar reunião com a Reitoria da UFC para tratar especificamente das irregularidades cometidas pelas empresas Florart e Solução, porém, até o dia 8/1, não obteve nenhuma resposta. Diante da ausência de diálogo institucional, o jurídico do sindicato solicitou mediação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), buscando uma solução urgente para os problemas enfrentados pela categoria.

Em nota, a UFC informou que tem ciência das dificuldades enfrentadas por empresas terceirizadas para cumprir obrigações trabalhistas, em razão de limitações orçamentárias e financeiras típicas do início do ano. A instituição afirma que a situação é transitória, está sendo acompanhada de perto e depende da normalização do repasse de recursos do MEC, com expectativa de regularização dos empenhos e pagamentos nos próximos dias, reiterando seu compromisso com a responsabilidade administrativa, a transparência e o diálogo com empresas e trabalhadores terceirizados.

Na última segunda-feira (12), a diretoria do SEEACONCE esteve reunida com a direção da universidade, na Reitoria da UFC, no entanto, não houve avanço na resolução da questão.

A presidenta do SEEACONCE, Penha Mesquita, ressalta que, infelizmente, o problema com os contratos de terceirização não é uma exclusividade da UFC, tendo sido uma questão recorrente em muitas instituições públicas. “Os contratos de terceirização têm sido um grande problema para o sindicato. Quando dá um problema, sempre quebra do lado mais fraco, que é o lado do trabalhador. Nós sempre tivemos problemas com os contratos de empresas terceirizadas na Universidade. Quando as empresas são locais e têm escritórios aqui, fica mais possível acompanhar. Mas quando são empresas de fora, as coisas ficam mais difíceis. As empresas têm se preocupado apenas com o lucro, são meras corretoras de serviços”, pontuou.

Atualização da Luta

As empresas Florart e Solução pagaram todos os valores devidos aos trabalhadores e trabalhadoras, no entanto, a empresa LDS, na qual a maior parte dos/as trabalhadores/as são vinculados/as, ainda não pagou os valores devidos e, por isso, a paralisação continua nesta quinta-feira (15), chegando ao quinto dia de mobilização.

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2026. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2026 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]