Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

PL 490, NÃO! – Entidades científicas se manifestam contra aprovação do PL do Marco Temporal

As entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br) repudiaram a aprovação da Câmara Federal, na última terça-feira (30), do projeto de lei que institui o marco temporal para a demarcação de terras indígenas, o PL 490/2007. No documento, os signatários afirmam que a proposta “viola, expressamente, a Constituição Federal, que reconheceu aos povos originários o direito às terras que tradicionalmente ocupam”. Ainda de acordo com o texto, a medida “reveste-se de um caráter claramente hostil aos valores que devem nortear nossa sociedade, em especial a decisão dos Constituintes de construir uma sociedade livre, justa e solidária”.

Durante toda a terça-feira, a Articulação dos Povos Indígenas (Apib) em unidade com diversas lideranças e movimentos indígenas e entidades que apoiam a causa, entre elas o ANDES-SN, realizaram ato em Brasília, em frente ao Congresso Nacional.  “O marco temporal nega a nossa história e o nosso direito originário. Nega nossa contribuição para a formação do Brasil, mas nossa história e nosso direito às terras, que hoje são chamadas de Brasil, é muito anterior ao ano de 1500″, disse a Apib em nota.

A tese aprovada por 283 votos a 155 na Casa Legislativa defende que a demarcação de terras indígenas só pode ocorrer em comunidades que já ocupavam esses locais quando a Constituição Federal foi promulgada, em 5 de outubro de 1988. A questão do marco temporal já estava pautada para julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), com votação prevista para 7 de junho.

Leia a nota completa das entidades científicas no site da SBPC

Deixe um comentário

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]