Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ADUFC lamenta morte do professor emérito Liberal de Castro, 96, fundador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC

A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, a morte do Prof. José Liberal de Castro, docente aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), aos 96 anos, na última sexta-feira (9). Arquiteto e urbanista, ele foi nome de referência na arquitetura nacional e na preservação do patrimônio histórico, sendo responsável por projetos famosos como o Palácio Progresso, no Centro de Fortaleza, e o Estádio Castelão, em 1969.

Na UFC, Liberal de Castro era professor emérito, lecionou na antiga Escola de Engenharia e foi um dos fundadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em 1964. Também fundou o Departamento do Ceará do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), onde foi presidente. Destacou-se pela defesa do patrimônio histórico, cultural e artístico do país, na formação profissional de gerações de arquitetos cearenses e na difusão dos pressupostos da arquitetura moderna brasileira.

O arquiteto foi um dos protagonistas nos desdobramentos do estilo modernista nacional no Ceará e pioneiro no processo de documentação da arquitetura e do urbanismo cearenses. Tinha profundo interesse nos temas relacionados ao desenvolvimento da cidade de Fortaleza e da arquitetura cearense, sobre os quais publicou inúmeras obras.

O velório, aberto ao público, ocorre neste sábado (10) pela manhã, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFC (Av. da Universidade, 2890, no bairro Benfica – Fortaleza), com missa no local às 14h. Em seguida, será realizado o sepultamento no Cemitério São João Batista, na capital cearense.

Neste momento de dor, a ADUFC presta irrestrita solidariedade e oferece um abraço de conforto a familiares, amigos e ex-alunos do Prof. José Liberal de Castro.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]