Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA – Evento regional do ANDES-SN reúne professores para debater financiamento e condições do trabalho docente

O encontro foi sediado na ADUFC, em Fortaleza, nos dias 11 e 12 (Fotos: SINDURCA)

Professoras e professores se reuniram ontem (11) e hoje (12) no I Encontro Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, sediado na ADUFC, em Fortaleza. Neste ano, o evento teve como tema “Educação em tempos de neofascismo: em defesa da democracia, do financiamento e das condições de trabalho docente”. Participaram do encontro docentes das universidades públicas cearenses e convidados de outros estados. A primeira edição do evento ocorreu em novembro último, ainda de forma remota.

A abertura do encontro se deu no ato em defesa da democracia e do sistema eleitoral, que ocorreu no dia 11 pela manhã, na Praça da Bandeira. A presidente do ANDES-SN, Profª. Rivânia Moura, esteve na programação. Na mesa de abertura do encontro, o presidente da ADUFC, Prof. Bruno Rocha, ressaltou a importância de construir espaços democráticos diante de um governo autoritário que se reflete em diversas universidades federais, como a UFC. “Estamos buscando um espaço democrático. A intervenção (na reitoria da UFC) não recorre à legitimidade (…). Precisamos derrubar o governo Bolsonaro nas urnas, mas também nas escolas, nas universidades”, disse.

Logo em seguida foi apresentada a mesa “Os desafios da educação e a resistência política nas Instituições de Ensino Superior Pública”, com os professores Roberto Leher, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Raquel Dias, do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (SINDUECE); e Arilson dos Santos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Durante a noite, às 19h, o evento contou com a mesa “Educação e liberdades democráticas em tempos de neofascismo”, com a Profª. Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN; o Prof. Valério Arcary, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP); e a Profª. Márcia Lemos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

No segundo dia, foram realizados debates sobre as condições de trabalho e saúde docente, com a Profª. Denise Bessa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); o Prof. Milton Pinheiro, 1º vice-presidente do ANDES-SN; e a Profª. Lila Cristina Xavier, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento foi encerrado com o painel “Democracia, financiamento e plano de cargos, carreira e salário nas Instituições de Ensino Superior”, com participação de diretores/as das seções sindicais da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN.

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]