Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

AO VIVO NO FÓRUM – ADUFC participa de debate sobre o papel das eleições legislativas na defesa dos serviços públicos

O programa AO VIVO NO FÓRUM pautou, na última quarta-feira (20), “a importância das eleições legislativas para a defesa dos serviços públicos”. Os debatedores foram Neuriberg Dias, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), e Vladimir Nepomuceno, assessor parlamentar e consultor sindical. A apresentação do programa ficou a cargo da vice-presidente da ADUFC-Sindicato, Profª. Irenísia Oliveira, e do jornalista José Vital. A iniciativa é conduzida pelo Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará, que veiculou o debate em suas redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram e Twitter), com retransmissão em mais de 35 entidades, incluindo a ADUFC.

Vladimir Nepomuceno ressaltou o papel das eleições parlamentares na luta contra as reformas liberais. Ele apresentou um gráfico com os comparativos dos representantes sindicais no Congresso Nacional, mostrando que houve um decréscimo nos últimos anos. Hoje, são apenas 40 parlamentares na bancada sindical na Câmara dos Deputados e no Senado Federal frente a 242 da bancada patronal, 107 da ruralista, 92 da evangélica e 70 da bancada da bala. “Defender o serviço público é defender direitos à população. É importante que todo mundo defenda o serviço público, e uma forma de fazer isso é participar do processo eleitoral”, ressaltou o assessor parlamentar.

De acordo com Neuriberg Dias, as principais reformas estruturantes ocorreram a partir de 2015, ainda no governo Temer, após o golpe que resultou no impeachment da presidenta Dilma Rousseff.  “Essas reformas começaram com a Agenda Brasil, que retomou a agenda do Banco Mundial de reforma do Estado, com  Eduardo Cunha na presidência da Câmara Federal e Renan Calheiros no Senado” lembrou o diretor do DIAP. Estão nesse rol as reformas trabalhista e da previdência, privatizações, terceirizações e o envio da reforma administrativa, que saiu de pauta graças à grande mobilização dos servidores públicos. 

A vice-presidente da ADUFC, Irenísia Oliveira, destacou a importância do debate para fortalecer um trabalho de mobilização visando eleger representantes parlamentares que defendam a democracia e os serviços públicos. “Essas falas são muito importantes e nos chamam para eleger representantes dos trabalhadores em geral e dos servidores públicos e para que a gente possa entender a importância da nossa ação”, reforçou. 

Ampliando a comunicação com a sociedade, o programa AO VIVO NO FÓRUM já está sendo retransmitido também por rádios FM e comunitárias em Boa Viagem, Crateús, Itarema, Madalena, Monsenhor Tabosa, Quixeramobim e Santana do Acaraú. O debate na íntegra pode ser assistido no canal do Fórum no YouTube.

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]