Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CORTES NA EDUCAÇÃO – ADUFC participa de encontro regional com pró-reitores de Assuntos Estudantis na UFCA

(Foto: Tiago Coutinho/ADUFC-Sindicato)

O presidente da ADUFC-Sindicato, Prof. Bruno Rocha, foi um dos palestrantes, na tarde da última terça-feira (5), da conferência “Análise da Conjuntura Nacional e Perspectivas para a Educação Superior Pública”. O docente comentou os cortes federais na educação, que atingem diretamente as universidades públicas, e falou sobre a resistência da categoria em tempos de tantos ataques à educação e à democracia. “A educação e as universidades têm sido o principal alvo do governo Bolsonaro”, reforçou. A agenda abriu o 19º Encontro das Regionais Norte e Nordeste do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis, que segue até quinta-feira (7), na Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte. 

Bruno Rocha ainda destacou que a defesa da universidade pública passou pela articulação e luta contra a PEC 32/2020. A mobilização nacional de servidores públicos no ano passado, da qual a ADUFC participou ativamente, resultou na retirada de pauta no Congresso Nacional da proposta que desmonta o serviço público e atinge áreas essenciais como saúde, educação e assistência social. 

Também foi lembrado pelo presidente da ADUFC como as intervenções federais nas universidades públicas contribuíram para enfraquecer essas instituições e tentar emplacar projetos que viabilizam a privatização, como o Future-se e a cobrança de mensalidades. Sob intervenção do governo Bolsonaro há quase três anos, a Universidade Federal do Ceará (UFC) não participa do encontro regional de pró-reitores por ter se desfiliado da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O presidente da ADUFC fez um resumo da agenda de lutas que a ADUFC tem construído coletivamente junto ao ANDES-SN e outras entidades do setor da educação contra os cortes federais e pela recomposição salarial de servidores públicos federais, que estão com os salários congelados. A Assembleia Geral da ADUFC aprovou, no último dia 29, uma semana de paralisação nas universidades federais cearenses de 22 a 26 de agosto.  “Ocuparemos as universidades com muitas atividades de mobilização”, disse Bruno Rocha. Será realizado um ato público em defesa da educação no dia 25/8.

Além de Bruno Rocha, estiveram na mesa a Profª. Neiva Araújo, pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); e Levi Rabelo, integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFCA. O evento conta com a presença de pró-reitores e representantes da comunidade universitária do Norte e Nordeste do país.

Entre os temas debatidos estão o acesso a direitos e os desafios da assistência estudantil; matriz orçamentária do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES); cortes e os impactos na assistência; e a Lei de Cotas. Além dos debates, são oferecidas oficinas de Gestão de Riscos, Monitoramento do Rendimento Acadêmico, Indicadores da Assistência Estudantil e Orçamento Participativo. Também há espaço de debate para grupos de trabalho sobre Saúde Mental, Segurança Alimentar/RUs, Residência Estudantil e Análise Socioeconômica.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]