Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

SÃO JOÃO 2022 – ADUFC promove festas juninas em Fortaleza, Redenção, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá e Crateús

É com muita alegria que a ADUFC convida filiados e filiadas para os festejos de São João promovidos na capital e no interior após dois anos de atuação e encontros predominantemente remotos. O sindicato está retomando as celebrações presenciais e apresenta shows e atividades culturais em Fortaleza, Redenção, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá e Crateús. A entrada é aberta a todos os docentes sindicalizados da UFC, UFCA e UNILAB, com direito a acompanhante. 

A programação do São João da ADUFC foi construída a partir do trabalho coletivo e com foco no diálogo com movimentos sociais, a exemplo da Feira da Reforma Agrária, que abrirá a agenda junina em Fortaleza, no dia 24 de junho, a partir das 12h, com a venda de produtos agroecológicos produzidos pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). A iniciativa já havia sido replicada no Cariri, no último 31 de maio, em ação da Jornada Universitária pela Reforma Agrária (JURA), da qual a ADUFC é parceira implementadora.

“A ideia é também fortalecer essa aproximação coletiva dos professores. Nós temos sofrido muitos ataques e é importante que estejamos próximos para celebrar a coletividade, que é o que tem mantido nossa resistência e nossa luta contra estes ataques atuais”, acrescenta o diretor de Atividades Científicas e Culturais do sindicato, Prof. Tiago Coutinho. O docente aponta que esses encontros festivos promovidos pela ADUFC refletem a postura da atual diretoria, que, “mesmo nos momentos de festa, está na luta”. 

Além da Feira da Reforma Agrária, que ocorrerá durante toda a tarde (12h às 18h) do dia 24/6, a festa junina em Fortaleza contará com atrações musicais. À noite, a animação será garantida por duas apresentações, a partir das 19h: Arraiá d’Os Muringa e Baile da Gabriela. Na capital, toda a programação ocorrerá na sede do sindicato. Os convites podem ser reservados por formulário disponibilizado pela ADUFC (clique aqui) ou de forma presencial na sede.

Inspirado na canção “Na Base da Chinela”, de Jackson do Pandeiro, “O Baile da Gabriela” batiza o projeto da cantora nordestina Gabriela Mendes, que traz a essência do forró contemporâneo tradicional e promove a manutenção do repertório clássico do forró pé-de-serra. O projeto mescla músicas da velha e da nova MPB com canções autorais da artista. Também se apresenta no São João de Fortaleza o grupo de forró Os Muringa, criado em 2009 e formado por quatro jovens amigos que se uniram com um ideal em comum: difundir, de forma irreverente, a cultura nordestina através do autêntico forró.

No Cariri, a festa de São João da ADUFC será no dia 30/6, a partir das 19h, na sede do sindicato em Juazeiro do Norte. Os festejos presenciais são retomados em grande estilo com o espetáculo “Remoenda”, com a voz e a performance de João do Crato e banda. Compositor e cantor cearense com mais de 40 anos de carreira, João do Crato abrilhanta os palcos do Cariri, Ceará e Brasil. Performático, multiartista e irreverente, ele vai das Lapinhas e Dramas Populares ao Rock’n Roll.

Já o grupo Na Base da Chinela, que também se apresenta no Cariri, foi criado em 2014 como um trio, formado inicialmente pelos artistas Michel Leocaldino, Flauberto Gomes e Ranier Oliveira. Ao longo dos anos, foi ganhando novos integrantes e mudando sua formação inicial. A banda costuma apresentar ao público o forró autêntico pé-de-serra com qualidade instrumental e vocal impecável e, no repertório, valorizar a tradição e os novos compositores do ramo. A proposta é reacender a energia das festas de terreiro, estimulando o público com uma sonoridade dançante e evocando elementos típicos do norte e nordeste brasileiro.

Já os professores e professoras de Sobral celebram o São João no dia 22/6, às 19h, em festa com a presença da Banda Anderson Araújo, no Viñas Buffet. No mesmo dia, a ADUFC promove, a partir das 19h, os festejos juninos em Quixadá, no Restaurante O Carioca, com a Banda Kildery Karkará. Para os docentes da UNILAB, o São João será no dia 23/6, às 19h30, no Vale do Diamante, em Redenção. O momento contará com quadrilha improvisada e apresentação de três bandas: Dupla Forrozeira, com os cantores Bruno Pinheiro e Alice Souto; Integrasamba; e Felipe Rios e Ícaro Souza. Em Crateús, a celebração junina está marcada para o dia 29/6, às 20h, com a banda Tintim Bonfim Pé de Serra, no Bruna Buffet.

Nos municípios de Crateús, Redenção e Quixadá, a festa é aberta aos docentes, sem necessidade de reservas. Em Juazeiro do Norte e Sobral, a retirada dos convites pode ser solicitada antecipadamente junto à secretaria da ADUFC nessas cidades por telefone (85 9662-7006 e 85 9662-7073, respectivamente) ou de forma presencial.

Programação do São João da ADUFC 2022

22/6: 
Quixadá: 19h – Banda Kildery Karkará) / Local: Restaurante O Carioca
Sobral: 19h – Banda Anderson Araújo / Local: Viñas Buffet

23/6:
Redenção: 19h30 – Dupla Forrozeira (Bruno Pinheiro e Alice Souto) e Integrasamba / Local: Vale do Diamante

24/6:
Fortaleza: 12h-18h – Feira da Reforma Agrária / 19h – Baile da Gabriela e Os Muringa / Local: Sede da ADUFC em Fortaleza

29/6:
Crateús: 20h – Banda Tintim Bonfim Pé de Serra / Local: Bruna Buffet

30/6:
Juazeiro do Norte: 19h –  João do Crato, com o espetáculo Remoenda, e Na Base da Chinela / Local: Sede da ADUFC no Cariri

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]