Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – Morre o artista plástico Benício Pitaguary, 29, jovem indígena que fez os grafismos da agenda da ADUFC 2021

A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, a morte precoce de José Benício Silva Nascimento, conhecido como Benício Pitaguary, aos 29 anos, nesta segunda-feira (28), vítima de uma parada cardíaca. Ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pacatuba, mas não resistiu. Artista plástico de grande talento, produziu os grafismos da agenda da ADUFC 2021, que teve como tema a diversidade étnico-cultural dos povos indígenas, e participou da live de fim de ano do sindicato em 22 de dezembro de 2020.

Benício Pitaguary era geógrafo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e fazia mestrado pela mesma instituição no Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema). Foi uma importante liderança jovem na aldeia Monguba, terra indígena Pitaguary, em Pacatuba, além de comunicador do Mídia Índia, um coletivo formado por indígenas de diversas comunidades, regiões e povos. Através de sua arte com o jenipapo e o pincel, foi uma voz potente em defesa dos povos indígenas e contribuiu para uma comunicação mais representativa.

“Os grafismos corporais para nós, povos indígenas, são verdadeiras manifestações da cultura em sua totalidade. Por muito tempo, as pinturas corporais foram apenas uma prática cultural e espiritual de cada povo, traduzindo, pintados com jenipapo e urucum, suas cosmologias, linguagens, culturas e territórios”, escreveu Benício, que era referência em grafismos indígenas, em um dos textos publicados na agenda de 2021 da ADUFC.

O velório de Benício Pitaguary ocorrerá hoje (28/3), a partir das 16h, na Escola Indígena Ita Ara (Aldeia Monguba, Pacatuba). Neste momento de dor e tristeza, oferecemos irrestrita solidariedade aos familiares e amigos de Benício e a todo o povo Pitaguary.

(*) Conheça o trabalho de Benício Pitaguary com grafismos indígenas no canal que ele produzia no YouTube

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]