Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

NOTA DE PESAR – ADUFC lamenta morte da Profª. Izaíra Silvino, maestrina, compositora e artista multifacetada

Foto: Felipe Abud/ Secult-CE/ Divulgação

A ADUFC-Sindicato lamenta, profundamente, a morte da Profª. Maria Izaíra Silvino Moraes, docente aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela partiu no último sábado (14/8), vítima de complicações de um câncer contra o qual lutava nos últimos meses, às vésperas de completar 76 anos neste 15 de agosto. Maestrina e compositora, foi a responsável pela reativação do Coral da ADUFC, em 2014, onde atuou como regente até 2017, com a apresentação de importantes espetáculos.  

Izaíra Silvino era reconhecida pela profunda dedicação à música, talento por meio do qual ensinou todas as notas do bem-querer e ofertava, generosamente, a todos o tom da sensibilidade. Ser regida por ela, conforme relatos de colegas, era como encontrar a voz no recôndito de toda a musicalidade interior. A potência do legado de sua música e arte permanecerá em nossos corais, em nossas canções e nos hinos de luta e de força.

A musicista deixa sua marca na cultura popular e na música cearense. Nascida em Baturité, Izaíra Silvino teve grande atuação no movimento coralista nacional, especialmente na década de 1980. É definida como artista múltipla e reconhecida por sua diversidade: compositora, arranjadora, bandolinista, violonista, regente, cantora, coralista, professora, produtora cultural e escritora. Por ter inspirado toda uma geração de músicos, empresta o nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da UFC.

Formada em Direito pela UFC, Izaíra Silvino estudou Música no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e tem mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Foi no Crato que teve a primeira experiência em regência, atividade que abraçaria como uma paixão. De 1981 a 1989 foi regente do Coral da UFC e mudou o formato das apresentações do grupo, que se transformaram em espetáculos. Em 2020, foi uma das 50 personalidades celebradas na Campanha de Sereia de Ouro.

Neste momento de dor imensurável, a ADUFC oferece solidariedade e um abraço de conforto à família e aos amigos e ex-alunos de Izaíra Silvino, que nos presenteou em vida com seu talento, a generosidade do compartilhar e ensinar e sua profundidade de artista que nos tocou a alma com notas musicais mágicas e um sorriso sempre largo.

A missa de corpo presente será transmitida virtualmente neste domingo (15/8), às 16h, pelo link bit.ly/VelorioIzairaSilvino. Para assistir à celebração, a senha requerida é 135260.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]