Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Com debates, simpósios, minicursos e oficinas, II Seminário Negras e Negros no Ceará ocorre de 25 a 27 de agosto

Será realizado de forma online, de 25 a 27 de agosto, o II Seminário Negras e Negros no Ceará, que nesta edição traz como tema os 140 anos da rebelião dos jangadeiros no estado (onde hoje fica a Praia de Iracema, em Fortaleza) e aborda debates sobre ações afirmativas, cotas e re-existências da população negra. A programação inclui mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, oficinas e performances culturais, além da 2ª Reunião do Fórum de Ações Afirmativas e da Educação das Relações Étnico-Raciais nas universidades cearenses, que ocorre no primeiro dia do encontro, às 10h.

Nesta segunda edição, o seminário, que é um evento bianual, visa reunir pesquisadoras/es da História da negra e do negro no Ceará e ser um espaço de debate social e acadêmico para mapear produções científicas em diferentes áreas do conhecimento sobre o tema. Também busca reunir instituições de ensino e pesquisa com produção dentro deste campo de investigação; e promover discussões que deem visibilidade a formas de re-existências contra as penalidades do racismo no passado e no presente e à ampliação e efetivação das políticas de ações afirmativas no Ceará. Outro objetivo do seminário é romper com o apagamento histórico, o sexismo e o epistemicídio.

O seminário é uma iniciativa do Grupo de Estudos Discurso, Identidades, Raça e Gênero (GEDIRG), vinculado ao Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/UECE), ao lado da UNILAB, da URCA, da UFC e da Unifor, com parceria de movimentos sociais negros, coletivos culturais e redes de religiões afro-brasileiras.

(*) As inscrições para participar como ouvinte do seminário podem ser realizadas, gratuitamente, até o dia 25 de agosto no site do seminário. 

(*) O prazo para envio dos trabalhos completos é de 1​​º de setembro a 1º de novembro.

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]