Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

SÃO JOÃO 2021 – ADUFC realiza festa virtual com Show “Remoenda”

Com a participação do multiartista João do Crato – com mais de 40 anos de carreira – e integrantes do coletivo Na Base da Chinela, o espetáculo musical Remoenda vai ser realizado na próxima quinta-feira (24/6), marcando o São João da ADUFC 2021. Por conta das medidas de segurança sanitária devido à Covid, a atividade cultural terá, pela primeira vez, um formato virtual. O show terá início às 19h30, com transmissão pelo canal da ADUFC no Youtube.

Em um resumo-poema do espetáculo, ele se anuncia como “um canto amparado pelo tocador e seu instrumento/ a maestria da melodia adornando a poesia do pensador”. Os professores e professoras das três universidades federais do Ceará (UFC, UFCA e UNILAB) vão poder reunir virtualmente os seus e acompanhar a voz e a performance de João do Crato em Remoenda. O artista se apresentará na companhia de Ranier Oliveira (sanfona e vocal), Flauberto Gomes (zabumba e vocal), Vinícius Pinho (percuteria e vocal), Boris Ulisses (contrabaixo) e Fabrício da Rocha (violão e voz).

A exemplo do que vem ocorrendo, necessariamente, desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, tanto as atividades sindicais quanto culturais da ADUFC têm sido em formato virtual. Os encontros e os abraços têm acontecido com ajuda da tecnologia, mas não são menos intensos e afetuosos. As festas e atividades culturais presenciais tiveram de ser adiadas, mas é tempo de celebrar São João!

João do Crato: respeito às tradições culturais e adaptações à modernidade

Compositor e cantor cearense com mais de 40 anos de carreira, João do Crato abrilhanta os palcos do Cariri, Ceará e Brasil. Performático, multiartista, João do Crato vai das Lapinhas e Dramas Populares ao Rock’n Roll, sempre apostando na irreverência e afronte como uma marca em sua carreira. João escolheu viver no Crato por acreditar que o artista tem compromisso com seu povo, sua terra e ancestralidade.

Viveu intensamente na adolescência o movimento de Juventude e ao migrar para Fortaleza estreou profissionalmente nos palcos musicais como vocalista da banda “Chá de Flor”, no ano de 1980, integrando o movimento Rock’n Roll em Fortaleza ao lado de Mona Gadelha, Lúcio Ricardo dentre outros nomes que movimentavam a cena roqueira do Ceará. João do Crato também atua como educador popular, militante de causas sociais, ambientais e pela cidadania, e mantém uma convivência cotidiana com o respeito à ancestralidade, às tradições culturais e adaptações à modernidade.

Já o grupo Na Base da Chinela foi criado em 2014 como um trio, tendo sido formado inicialmente pelos artistas Michel Leocaldino, Flauberto Gomes e Ranier Oliveira – estes dois últimos estarão presentes na formação do show Remoenda. Ao longo dos anos, foi ganhando novos integrantes e mudando sua formação inicial. A banda costuma apresentar ao público o forró autêntico pé-de-serra com qualidade instrumental e vocal impecável e, no repertório, valorizar a tradição e os novos compositores do ramo. A proposta do grupo é reacender a energia das festas de terreiro, estimulando o público presente com uma sonoridade dançante e evocando elementos típicos do norte e nordeste brasileiro.

(*) O São João da ADUFC 2021, com o espetáculo musical Remoenda, vai ser transmitido, ao vivo, no dia 24/6, a partir das 19h30, no canal da ADUFC no Youtube.

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]