Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

QUILOMBO DA CIÊNCIA – GT de Políticas de Classe e Étnico-Raciais da ADUFC inicia programa mensal evidenciando pesquisadores negros e negras

Atividade ocorrerá na terceira quinta-feira de cada mês, com transmissão ao vivo no canal da ADUFC-Sindicato no Youtube

Melhorar coletivamente a compreensão sobre a produção dos pesquisadores negros e negras das nossas universidades, seus objetos de pesquisa, suas pautas, desafios e avanços. Com essa ideia, tem início, no próximo dia 17 de junho, o primeiro Quilombo da Ciência, uma atividade mensal do Grupo de Trabalho (GT) de Políticas de Classe e Étnico-Raciais da ADUFC-Sindicato. O programa será exibido sempre na terceira quinta-feira de cada mês, às 19 horas, com transmissão via canal da ADUFC no Youtube. “O que é aquilombar? Aquilombamos?” é o tema da primeira edição.

A coordenadora do GT, Profª Maria Inês Escobar, explica que serão recebidos  prioritariamente professores, pesquisadores e seus grupos de pesquisa inseridos de diferentes formas nas temáticas étnico-raciais do Ceará e do Brasil. Os/as docentes do GT, segundo ela, vão se revezar na apresentação do programa. Inês, que é agrônoma, doutora em Educação e professora do curso de Economia Ecológica da Universidade Federal do Ceará (UFC), mediará essa primeira edição.

Para debater o tema “O que é aquilombar? Aquilombamos?”, participarão, no dia 17/6, o músico percussivo Kadu Lopes (Maracatu Nação Fortaleza e Grupo Akilombar); Erica Pontes, doutora em Geografia e professora da rede estadual de ensino; e a quilombola Marleide Nascimento, que dirige a Escola Quilombola Olímpio Nogueira Lopes. Todos são pesquisadores que atuam nas áreas de quilombo do Ceará.

Os encontros mensais Quilombo da Ciência também objetivam divulgar e aprofundar a discussão de conhecimento da afrodiáspora. “Também queremos promover a ampliação do acesso livre, ativo e consciente às tecnologias e metodologias de todas as ciências, e aos conhecimentos de todos os povos”, explica a Profª. Maria Inês Escobar.

“Aquilombar é ocupar, resistir e fazer contra hegemônica perante estruturas de poder excludentes na ciência, na docência, na vida. Aquilombar é acolher os nossos e nossas, os aliados e aliadas e toda gente que quer transformar o mundo em ‘festa, trabalho e pão’”, resume o texto do projeto.

SERVIÇO:
Quilombo da Ciência – 1ª edicão
Tema: “O que é aquilombar? Aquilombamos?”
Quando: 17 de junho de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Transmissão: canal da ADUFC no Youtube
Realização: GT de Políticas de Classe e Étnico-Raciais da ADUFC-Sindicato

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]