Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

PLANO DE IMUNIZAÇÃO – Ceará inicia vacinação de docentes contra a Covid-19

Foto: José Leomar/SVM

A vacinação de trabalhadores/as da educação contra a Covid-19 está prestes a ser iniciada no Ceará. Com o início da quarta fase do plano de imunização, professores e professoras, inclusive do ensino superior, devem começar a ser vacinados no estado. Para se vacinar, é preciso que o cadastro esteja atualizado na plataforma do Governo do Estado.

No dia agendado para a vacina, professores/as deverão apresentar documento oficial com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, de forma impressa, o comprovante de exercício da profissão no referido município. Para docentes lotados na Universidade Federal do Ceará (UFC), é possível obter o comprovante de trabalho no Sistema Integrado de Gestão, Planejamento e Recursos Humanos (SIGPRH). Veja o passo a passo:

  1. Acesse o SIGPRH (Recursos Humanos);
  2. Insira usuário e senha para entrar no sistema;
  3. Escolha a aba Documentos e clique em Declaração Funcional;
  4. Imprima a declaração para levar no dia da vacinação.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgou na noite de hoje (28/5) que os municípios cearenses iniciam já neste sábado (29/5) a Fase 4 do Programa Nacional de Imunização (PNI), começando a aplicar a vacina nos profissionais dos sistemas de Educação público e privado – por ordem decrescente de idade. Para esta etapa, deve ser obedecida uma ordem de prioridades: creches, pré-escolas, ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. O público remanescente das fases anteriores segue sendo agendado e vacinado simultaneamente segundo a Sesa.

Causou polêmica, entretanto, a divulgação de uma exigência de última hora para os professores se vacinarem: uma declaração de retorno presencial no segundo semestre, a depender da liberação da autoridade municipal. As informações sobre a vacinação podem ser acompanhadas na plataforma Saúde Digital, da Sesa. É nela que foi disponibilizada, entre os documentos exigidos para a vacinação da categoria contra a Covid-19, uma “Declaração para Profissionais da Educação”.

A Diretoria da ADUFC-Sindicato recebeu essa informação, na noite desta sexta-feira (28/5), com grande estranheza e submeteu essa exigência à análise de sua assessoria jurídica, que já está avaliando a legalidade dessa ação.

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]