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ADUFC NA MÍDIA – Programa Mundo do Trabalho debate Calendário da UFC e autonomia universitária

O programa Mundo do Trabalho pautou, na última terça-feira (20/4), o debate sobre o Calendário Universitário da UFC e a tentativa de a Reitoria da universidade encurtar o período letivo, atropelando as atividades acadêmicas e ignorando a sobrecarga de docentes durante a pandemia. O Prof. André Ferreira, tesoureiro da ADUFC e docente do Departamento de Teoria Econômica da UFC, foi um dos debatedores do programa, apresentado pelo jornalista Márcio Rodrigues. 

No último dia 12 de abril, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) derrotou a proposta da Pró-Reitoria de Graduação, com anuência da Reitoria, de encurtar o Calendário Universitário de 2021 e impor três semestres letivos em um ano. O Calendário defendido pela Reitoria previa 85 dias letivos por semestre, sem oferecer condições adequadas para o cumprimento das atividades acadêmicas, como estágios, projetos, dentre outros. Diversos conselheiros rechaçaram a ideia e pediram a ampliação do período, mantendo, assim, os 100 dias letivos por semestre. 

O Prof. André Ferreira, que participou da referida reunião, aponta que a proposta da Reitoria também previa intervalos muito curtos entre os semestres, comprometendo o descanso e o direito às férias. “Muitos diretores de centros, faculdades e institutos se manifestaram, em diálogo com suas unidades, sobre a inviabilidade de aumentar as exigências num período já tão sofrido que estamos vivendo, exigindo mais produtividade de docentes, servidores técnico-administrativos e alunos”, acrescenta.

A secretária-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Stefany Tavares, também participou do debate e lembrou que parcela considerável dos/as discentes precisa trabalhar e tem enfrentando a crise socioeconômica intensificada pelo contexto de pandemia da Covid-19. “Hoje a gente luta por sobrevivência. Toda essa trajetória que culmina no último CEPE começa lá atrás, quando a gente teve que fazer uma grande luta para que os estudantes tivessem acesso às aulas remotas. Não tinha como manter aulas remotas se parte dos estudantes não tinha chip, celular, computador. A maioria dos estudantes é trabalhadora, então enfrentam um duplo desafio: além de se graduar, sobreviver”, destaca a estudante do curso de Pedagogia da UFC.

O debate pode ser assistido na íntegra na página do Mundo do Trabalho no Facebook [+]

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