Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ELEIÇÕES/ADUFC – Duas chapas que concorrem à nova Diretoria (2021-2023) debatem com transmissão pela Rádio Universitária FM

Foi realizado nesta quarta-feira (31/3) o debate eleitoral entre os/as candidatos/as ao pleito do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), para o biênio 2021-2023. A edição especial do programa Rádio Debate, da Universitária FM foi transmitida via rádio (frequência 107.9), site da emissora e canal da ADUFC no YouTube, onde está disponível a gravação do debate para quem não pôde acompanhá-lo em tempo real. A eleição para a Diretoria e o Conselho de Representantes da ADUFC ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2021.

Pela primeira vez, o debate eleitoral da ADUFC foi realizado de forma remota. A escolha pelo formato virtual deu-se em razão das medidas de segurança sanitária necessárias ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. Tanto o formato quanto o regulamento do debate foram aprovados previamente pela Comissão Eleitoral e pelas próprias chapas. O programa garantiu, ainda, a inclusão de pessoas surdas, com a tradução simultânea para Libras, dos intérpretes Djavan Xavier e Isabela Jordão.

Através da plataforma Google Meet, participaram do debate as duas chapas inscritas no pleito, mediado pelo jornalista Alberto Perdigão: Resistir e avançar: em defesa da Vida, da Ciência e da Universidade Pública (chapa 1) e Autonomia, Compromisso e Luta(chapa 2). As duas chapas que concorrem à Diretoria da entidade participaram, cada uma, com dois candidatos: pela chapa 1, Bruno Rocha (presidente) e Irenísia Oliveira (vice-presidente); já Henry Campos (presidente) e Osmar de Sá Ponte (vice-presidente) representaram a chapa 2 no debate.

No início do debate, cada chapa teve cinco minutos para se apresentar. Ao longo de quase 100 minutos divididos em cinco blocos, os quatro participantes debateram temas como autonomia universitária, carreira docente, representatividade sindical, gestão de recursos, pandemia, intervenções nas universidades, entre outros.

Docentes e chapas realizam perguntas

O confronto direto entre as chapas teve seis rodadas de perguntas reservadas ao segundo bloco – com direito a resposta (3 minutos) e réplica (1 minuto). Outras três rodadas foram formuladas pelo público e compuseram o terceiro bloco do debate. Elas foram sorteadas pela comissão eleitoral através do site www.sorteador.com.br e feitas de forma alternada aos candidatos. Seguindo as regras do debate, as perguntas não puderam ser direcionadas a nenhuma das chapas. A exemplo do segundo bloco, cada chapa também teve três minutos para responder cada pergunta dos/as docentes.

Os questionamentos foram enviados por email (até o dia anterior ao debate) e via Whatsapp (até o fim da primeira rodada do Bloco 2 do debate). Eles foram sistematizados em planilha Excel e numerados. O público pôde acompanhar o sorteio através de compartilhamento de tela no Google Meet, no canal da ADUFC no YouTube.

Ambas as chapas responderam às três questões, sorteadas em tempo real, na seguinte ordem: “Como futuro dirigente do Sindicato, qual papel você atribui ao Conselho de Representantes e Assembleias para o funcionamento do Sindicato? E como tem sido sua participação nos dois últimos anos nessas instâncias?”; “Como a sua chapa enxerga as contradições entre a atuação de uma diretoria da ADUFC e da reitoria da UFC?”; e “Como a chapa eleita pretende articular as lutas entre as três categorias da comunidade universitária? A partir de quais marcos e principais bandeiras?”.

Eleições ocorrem nos dias 6, 7 e 8 de abril

O quarto e último bloco do debate entre os candidatos ao pleito da ADUFC-Sindicato (biênio 2021-2023) foi destinado a três minutos de considerações finais de cada uma das chapas. A

Na operação de áudio, Fernando Torres Maia. Na manutenção técnica, Marcos Almeida. Comissão Eleitoral lembra a todos e todas que a votação a ser realizada nos dias 6, 7 e 8 de abril será virtual e ocorrerá através do envio do link, usuário e senha, por e-mail, para acesso ao sistema, para cada professor/a da UFC, UFCA e UNILAB sindicalizado/a até o dia 5 de março de 2021.

Também será disponibilizado na sede da ADUFC computador com acesso ao sistema virtual de votação, com suporte técnico, para docentes que optarem por essa modalidade. Essa opção estará acessível também nos dias 6, 7 e 8 de abril, das 8h às 17h (horário de Brasília). As informações sobre as eleições da ADUFC vêm sendo sistematizadas em uma página específica no site da entidade.

(*) A gravação do Rádio Debate transmitido pela Rádio Universitária FM nesta quarta-feira (31/3) também está disponível na página da ADUFC no Youtube.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]