Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

“(R)EXISTIREMOS MAIS FORTES” – ADUFC realiza live com mulheres de entidades e movimentos parceiros na jornada 8M ao 14M

Professoras, estudantes, artistas e militantes das causas das mulheres estarão reunidas, de forma virtual, na próxima segunda-feira (8/3), na live 8 de março de 2021 – ADUFC-Sindicato – (R)Existiremos + fortes. A atividade é uma das primeiras, em âmbito local, da jornada 8M ao 14M, que envolverá diversas ações, articuladas também nacionalmente, dando visibilidade à situação das mulheres e o mote unificado de “Fora Bolsonaro, vacina para todas as pessoas e auxílio emergencial já”. Di Ferreira, Mona Gadelha e Lorena Nunes estão entre as artistas confirmadas para a live, que tem início às 16h30 e será transmitida pelas páginas da ADUFC no Facebook e Youtube.

A live contará com quatro blocos, destacando temas políticos e culturais e trazendo à pauta questões como negritude, defesa da educação e direito a ela, além de combate à violência contra a mulher. Uma plenária de emergência do 8M no Ceará foi realizada logo após o anúncio dos governos estadual e municipal sobre o isolamento social rígido em Fortaleza . Considerando o novo decreto governamental anunciado na quarta-feira (4/3), que instituiu o lockdown até o dia 18 de março, a programação para o 8M no estado precisou ser readaptada, o que foi feito de forma coletiva com as dezenas de movimentos, instituições e entidades – a exemplo da ADUFC – que se somam às ações.

A plenária enfatizou a necessidade de manter a essência do caráter do 8M de dar visibilidade à situação das mulheres e o mote nacional de Fora Bolsonaro, vacina para todas as pessoas e auxílio emergencial de R$ 600, mas sem se contrapor ao novo decreto e sem colocar em risco nenhuma das participantes. Neste sentido, foram suspensas ações diretas como as atividades nos terminais de integração de ônibus previstas para os dias 8, 10 e 12 às 6h30. Essas ações devem ser substituídas por, nos mesmos dias e horário (pico), carros de som circulando nas imediações com informes sobre a luta nacional na jornada do 8M ao 14M.

Entre outros novos encaminhamentos acordados, está a suspensão das saídas das equipes de mulheres para colocação de faixas e lambes em alguns pontos que estavam previstos. As atividades online do 8M, no entanto, seguem todas mantidas conforme decisão coletiva nas plenárias anteriores – incluindo a live da ADUFC – (R)Existiremos + Fortes. Também está prevista uma atividade de protesto online “panelaço do 8M”, em horário e data a serem definidos. A programação on line local da jornada 8M ao 14M, em articulação também nacional, será divulgada ao longo da semana, na página da articulação cearense do 8M no Instagram.

Ações de luta do 8M no Ceará pautam programa Mundo do Trabalho

Ainda no contexto do Dia Internacional da Mulher, a ADUFC participou, nesta quinta-feira (4/3), do programa Mundo do Trabalho, da Rádio Universitária FM. Durante dois dias, ele reuniu mulheres sindicalistas para conversar sobre as ações de luta no Ceará articuladas nacionalmente para o 8M deste ano diante da impossibilidade de atos presenciais em razão da pandemia de Covid-19. A ADUFC participou da programação do segundo dia, com a Profª. Irenísia Oliveira, vice-presidente da entidade e docente do Departamento de Literatura da UFC.

Irenísia fez questão de lembrar que o 8 de março é uma data em que historicamente o movimento sindical se mobiliza para promover agendas de luta de forma articulada. “Há alguns anos, esse movimento tem tomado muita força, a partir do ‘Ele Não’, como oposição ao Bolsonaro, que sempre se mostrou um misógino, pois o ódio à mulher fazia parte da sua plataforma (de campanha). Isso fortaleceu ainda mais as nossas articulações no sentido de que tínhamos de nos proteger”, explicou. Além de Irenísia Oliveira, participaram do debate Zuleide Queiroz, 2ª vice-presidente do ANDES-SN e professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), e Virgínia Assunção, presidente do Sindicato de Docentes da Universidade Estadual do Ceará (SINDUECE), seção sindical do ANDES-SN. O programa é apresentado pelo jornalista Márcio Rodrigues.

Artista Indiana Nomma foi uma das vozes que comandaram parte da programação do 8M realizada pela ADUFC em 2020
(Foto: Nah Jereissati/ADUFC)

ADUFC no 8M de 2020: espetáculo e luta nas últimas “aglomerações” antes da pandemia

Em 2020, poucos dias antes da oficialização do início da pandemia no Ceará, a ADUFC-Sindicato foi, literalmente, palco de celebração à mulher e de ampliação da luta pelos direitos dela. No dia 6, de março, o sindicato realizou a festa ILUSTRÍSSIMAS, na sede em Fortaleza, numa bonita homenagem à mulher afro-latino e caribenha, com três espetáculos em um, como mote para fonte de disposição e esperança, e em convocação para uma cobrança que nem de longe pode cessar: de justiça, políticas públicas e construção de uma cultura de igualdade e respeito às mulheres.

A atividade, aberta ao público, integrou-se ao calendário local de lutas e de celebração ao Dia Internacional da Mulher, e deu sequência ao ciclo de comemorações dos 40 anos da ADUFC – que começou a ser realizado em 2020, mas foi interrompido devido à pandemia de Covid-19. A luta em defesa da vida e dos direitos das mulheres seguiu, com participação da ADUFC, naquele mesmo fim de semana, quando movimentos sociais, coletivos, partidos políticos e outros sindicatos se uniram a milhares de manifestantes na Praia de Iracema, em Fortaleza, no ato unificado com o tema “Pelas vidas das mulheres: contra o fascismo, machismo, racismo e LBTfobia”.

(*) A live (R)Existiremos + fortes ocorrerá no dia 8/3, a partir das 16h30, com transmissão pelas páginas da ADUFC no Facebook e Youtube.

(**) O debate no Mundo do Trabalho com participação da ADUFC pode ser assistido na íntegra na página do programa no Facebook.

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]