Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

MEMÓRIAS DE QUARENTENA 61: CONVERSA ENTRE CORONAVÍRUS

Fernando J. Pires de Sousa (Professor da UFC, Coordenador do Observatório de Políticas Públicas)

Logo que a pandemia do Covid-19 tomou conta do Brasil, me veio a ideia de elaborar uma crônica, na perspectiva de humor “negro”, na crítica ao mundo dominado pela ambição, lucro e exclusão social. Os atores são os próprios coronavírus, num papo descontraído sobre sua “aventura” em dominar os humanos e destruí-los. É o que vemos a seguir.

Ei, colegas, vejam só, temos tudo para dominar o mundo, para nos reproduzir em escala geométrica! É mesmo, tem certeza, por que e como? Ora, vejam o que os homens fizeram com sua própria espécie, estão totalmente desprotegidos, temos mais de sete bilhões e meio de hospedeiros nos esperando! Como fizeram? Muito simples, não fizeram, só se preocuparam por todos esses séculos em preservar a ambição e o egoísmo, a produção e o consumo, a riqueza extravagante e a miséria vergonhosa. Eles se matam, não precisariam nem da gente, pois a guerra e a violência em geral, a exclusão e a destruição dos Continentes, mares, rios e da atmosfera já estão fazendo isto de forma acelerada! Nesse processo econômico de crescimento pelo crescimento, o esgotamento dos ecossistemas, o lixo e a poluição estão acabando com eles e com as vidas no Planeta. Mas nós estamos aqui, somos diferentes e até mesmo o resultado cruel que eles se impuseram, ironicamente, nos deram Vidaaaa. Agora temos que aproveitar, mas temos tempo suficiente e condições para dominar esta guerra!

E quais seriam as estratégias e formas de dominação e contaminação rápida e pra todo canto? Facílimo! Começamos com os turistas, os ricos nos levarão em aviões, trens, carros, iates e cruzeiros marítimos! Quando chegarmos nos grandes centros urbanos, será rapidinho, pois estão apinhados num mesmo espaço, e o melhor, em prédios com milhares de famílias. Mas os ricos vão logo se proteger, não deixarão isto acontecer? Sim, eles podem ficar isolados em suas mansões, condomínios e apartamentos, mas o egoísmo fará com que muitos se contraponham ao isolamento social de empregados e serviçais e a políticas públicas de amparo aos pobres e desprotegidos. Ao mesmo tempo, forçarão para que seus negócios continuem a pleno vapor e não terem prejuízos. Além disso, há dois países no mundo, o mais rico e poderoso deles, e outro que se diz em desenvolvimento, cujos presidentes são dois loucos, nos menosprezam e acham que estamos de brincadeirinha.

O primeiro, um tal de Trump, até se rendeu às evidências do nosso ataque. Como demorou a tomar medidas de isolamento, conseguimos colocá-los como campeões mundiais de contaminação e mortes, e mostrar que eles só podem nos conter por meio desta forma de proteção. O presidente do outro país, vocês acreditam, chamado Bolsonaro, e seus auxiliares, acham que não passamos de uma gripezinha. Muita falta de respeito! Ele é tão estúpido e irresponsável com seu povo que se contrapõe a governadores e prefeitos, parlamento, imprensa, enfim, a todos(as) que querem defender a vida e não se entregar aos que, como ele, querem preservar a economia e as finanças do Estado, mesmo sabendo que está sacrificando milhares de vidas. Este é o cara! Mesmo falando mal da gente, é grande aliado, com ele podemos bater todos os recordes de contaminação! Ele tem uma claque de apoiadores desumanos e insolentes, que saem fazendo movimentos nas ruas, sem a menor proteção, em passeatas e aglomerados, dizendo que é melhor preservar a economia que nos combater. É um grande amigo, ou não? Temos que aproveitar enquanto ele está no poder!

Ah, estou me preocupando à toa, ele não vai sair. Os outros poderes, legislativo e judiciário, já foram tão atacados, enfrentados e desmoralizados por ele que, se algum republicano dirigisse esses poderes, ele já estaria sob processo de impeachment. Aliás, têm se acumulado pedidos de partidos políticos, de representantes de categorias profissionais e segmentos da sociedade, suficientes para acreditar o quanto ele tem infringido a Constituição brasileira, em vários preceitos.

Portanto, precisamos aproveitar, porque já conseguiram controlar nossa atuação em alguns países, só com isolamento social, e não somos ameaçados por medicamentos e vacinas. E vai demorar ainda mais de um ano pra isto ocorrer. Somos os caras, não? Fortes pra caramba, kkkkkk. Como falei no início do papo, eles estão colhendo o que plantaram! Pensavam que estavam com tudo por serem ricos, poderosos e acumuladores, se lascaram. Acho é pouco! Foi um grande trunfo para nós: a avidez pela concorrência e o lucro os fizeram abraçar o neoliberalismo e capturar o Estado e os Estados Nacionais, procurando destruí-los em termos de regulação e proteção às pessoas, pela redução de direitos sociais, infraestrutura, investimentos e recursos para manutenção e preservação dos serviços essenciais, em particular na saúde! O propalado Estado mínimo foi e é grande aliado nesta guerra, kkkk!

Olha, já presenciei outras calamidades, como guerras, catástrofes, terrorismo, e até outras pandemias como a nossa, colega. A gripe espanhola, durante a 1ª GM, mas não sabia que seríamos tão poderosos neste momento, com todo o avanço da medicina e da pesquisa científica! Se não tivessem desmantelado a proteção social e investido em saúde pública, recursos humanos, insumos, equipamentos, desenvolvimento de medicamentos baratos e eficazes, disponíveis aos mais necessitados, certamente não estaríamos com esta bola toda. Ainda bem que não fizeram!

Este papo tá muito bom, mas temos muito o que fazer antes que descubram alguma forma de nos derrotar. Nossa estratégia agora é atacar pra valer o país da vez, já sabem de qual estou me referindo, né? Aquele comandado por um fascista e genocida ignorante e seu ministro da economia, um patético que só pensa em acabar com o Estado e os funcionários públicos, em superávits fiscais e equilibrar contas públicas. Também promover reformas ortodoxas ultraliberais. É um sujeito chamado Guedes. Embora seja apologista dos estadunidenses, do famoso American way of life, não consegue nem se espelhar nas medidas de isolamento social e de despesas do Estado com benefícios sociais adotadas pelo seu presidente.

Pois bem, vamos avançar. A maior parte dos ricos daquele país, chamado Brasil, está conseguindo se proteger. Mas temos um grande filão, com milhares de hospedeiros e transmissores. Podemos encontrá-los facilmente nas periferias das grandes capitais e cidades, apinhados em favelas, sem condições de se isolarem porque são famílias com muitas pessoas morando em casas agarradas umas às outras, separadas somente por ruelas e becos. Isso sem falar no enorme contingente de presidiários que vivem em celas cubículos, que chegam a aglutinar mais de dez pessoas. Imaginem a festa que faremos. São milhões de seres humanos, que superam populações de países que atacamos, como os europeus. Se invadirmos esses locais, comemoraremos com uma farra com direito a churrasco de humanos e tudo, vivaaaaa! E o mais interessante, estranho mesmo, é que até nós, que não temos sentimentos, como os humanos de pena e solidariedade, ficaremos perplexos quando isto ocorrer. Possivelmente não farão muita coisa para nos combater nestes campos de batalha.

Por que? Você ainda pergunta? Ora, desde quando as elites deste país e seus dirigentes estão preocupados com eles, pobres, negros, que demandam gastos do Estado, considerados escórias da sociedade? Eles querem mesmo é que morram, e duvido muito que até os meios de comunicação mostrem o extermínio deles. Ao máximo engordarão as estatísticas, pelo menos servirá para mostrar nosso poder de contaminação e letalidade. Estou errado? Você acha? Não sou eu que mostro isso, veja o comportamento do presidente da república, que minimiza nossa capacidade de contágio, tenta convencer a população que nós não conseguimos contaminá-lo. Por que não mostra o exame, kkkk? Ainda diz que 70% da população serão contaminados por nós, achando, depois de tantas mortes, que causamos apenas um resfriadinho. É tão maluco que está prescrevendo a tal Cloroquina, antiga conhecida nossa. Aliás, aliada, pois não nos ataca e ainda mata pacientes com maléficos efeitos colaterais, nos poupando esforços, kkkkk. Mas não alertem, ele está nos promovendo com isto e precisamos aproveitar! Já disse, não temos sentimentos, mas fui contaminado com o sofrimento desse infeliz povo. Tenho a impressão de que o que estou sentindo é o que eles chamam de pena. Se for, estou com muita pena deles, mas não nos deixemos abater, vamos à guerra!

Ah, antes de acabar nosso papo: eles estão confiantes de que o pior já passou, estão abrindo tudo, só porque diminuiu um pouco nosso contágio. São doidos mesmo, só querem ganhar dinheiro, não aprendem, pensam que fomos dominados. Deixa eles se juntarem novamente que nós atacamos com tudo, seja agora, com nova onda, seja daqui a uns tempos. Sabem que nos metamorforseamos facilmente, voltando com maior poder de contaminação e resistência aos remédios e às vacinas deles. Até a próxima, pois preciso aproveitar e contaminar ainda um monte de gente.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]