Skip to content Skip to footer

A LUTA CONTINUA — Mobilização contra a Reforma Administrativa e pela recomposição do Orçamento das universidades pautam a categoria docente em 2026

(Foto: Tamara Lopes)

O ano de 2026 iniciou com fortes desafios conjunturais para o Brasil e para o mundo. Nos primeiros dias do novo ano, já presenciamos uma agressão militar fortíssima dos EUA contra a Venezuela, deixando toda a região da América Latina e Caribe em alerta.

O presidente da ADUFC, Prof. André Ferreira, apontou durante o ato em defesa da soberania do povo brasileiro, realizado no dia 08 de janeiro, a importância de organizar a resistência e a tarefa histórica que os educadores e educadoras brasileiros têm na atual conjuntura.

“Nós precisamos organizar a resistência, é nossa tarefa histórica construir o desenvolvimento desse país e nós, como docentes, precisamos estar à frente dessa luta. Chamamos toda a categoria docente para construir essa luta por direitos sociais, que é tudo que eles querem destruir”, afirmou.

A luta contra a Reforma Administrativa segue como principal pauta do movimento docente no ano de 2026. Apesar da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 38/2025 ter perdido força para aprovação, resultado da organização de muita luta dos/as servidores/as públicos/as em 2025, é preciso seguir atentos/as e atuantes para enterrar de vez o mais recente e forte ataque ao serviço público do Brasil.

No site da ADUFC, temos uma página exclusiva sobre a Reforma Administrativa, onde os/as docentes podem acompanhar as principais notícias sobre essa luta.

Também deve figurar entre as prioridades do ano, a luta pela recomposição do Orçamento das universidades públicas, reforçando a defesa dos recursos federais para as políticas sociais em contraposição ao sistema financeiro. Em 2026 temos eleições gerais no Brasil. A partir de 4 de outubro, no 1º turno, mais de 150 milhões de eleitoras e eleitores vão escolher o presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais. É preciso organização e mobilização para derrubar os que representam um Congresso Nacional ultraliberal, a serviço das classes dominantes, e eleger representantes que defendam genuinamente os interesses do povo brasileiro.

A aposentadoria no magistério superior segue também entre as pautas de luta da seção sindical neste ano, com previsão de realização de atividades e materiais sobre o tema. Relembre aqui o evento “Aposentadoria no Magistério Superior: Regras atuais e luta pela Previdência Pública”, realizado em Juazeiro do Norte e em Fortaleza no ano de 2025.

A pauta da Justiça Climática também está entre as bandeiras de luta da ADUFC neste ano, tema que acompanhará o movimento docente também por meio da Agenda 2026 que está sendo distribuída desde dezembro de 2025.

Com o tema Emergência Climática, a Agenda 2026 da ADUFC foi concebida para refletir sobre a centralidade da questão ambiental e o compromisso da universidade pública. Mais que um instrumento de organização, a Agenda 2026 da ADUFC é um manifesto pela democracia, justiça climática, memória, justiça social e pela construção de uma sociedade verdadeiramente equitativa.

Neste ano, a ADUFC seguirá atuante e mobilizada também na luta pelo fim da lista tríplice nas universidades federais; fim da escala 6×1 como enfrentamento à lógica da exploração capitalista; na campanha “Justiça Tributária Já!”, que busca mobilizar a sociedade para a aprovação de uma reforma tributária progressiva, feminista e antirracista; bem como nas lutas antirracistas e de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2026. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2026 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]