A Diretoria da ADUFC vem manifestar seu apoio à causa palestina, defender o direito à autodeterminação do povo palestino e condenar o sequestro e a interrupção ilegal da Global Sumud Flotilla, que seguia para Gaza em missão humanitária.
Segundo informações da Global Sumud Flotilla, pelo menos 12 brasileiros/as e um argentino residente no Brasil estão entre as pessoas capturadas na última quarta-feira (1º) por Israel. Entre as pessoas de nacionalidade brasileira, está a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), que é também docente do curso de Jornalismo da UFC. O grupo, que integra a flotilha, reúne cerca de 50 embarcações que tentam furar o bloqueio a Gaza levando ajuda humanitária: alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos.
Como afirmou Nelson Mandela: “Sabemos muito bem que a nossa liberdade é incompleta sem a liberdade dos palestinos”. A Palestina é uma causa de toda a humanidade para que, uma vez que se diga “nunca mais”, seja nunca mais para todo e qualquer povo.
Diante desse quadro aterrador, a Diretoria da ADUFC-S.Sind vem repudiar veementemente as violações de direitos humanos e os crimes praticados pelo Estado de Israel contra a população de Gaza, bem como contra a Global Sumud Flotilla. Nós nos somamos às organizações e aos movimentos sociais que exigem o rompimento de relações diplomáticas e comerciais do governo brasileiro com Israel e a atuação, juntamente à comunidade internacional, em torno de medidas efetivas para cessar o genocídio.
Todo nosso apoio e solidariedade à deputada Luizianne Lins e à Global Sumud Flotilla que lutam bravamente pela dignidade da humanidade, o bem-viver e a liberdade de todos os povos do mundo.
Fortaleza, 2 de outubro de 2025
Diretoria da ADUFC
Gestão Democracia e Luta – ADUFC em Movimento
(Biênio 2025-2027)


