Skip to content Skip to footer

BIÊNIO 2025-2027 — Assembleia Geral aprova regulamento de eleições para vagas remanescentes do Conselho e debate Reforma Administrativa

Docentes da UFC, da UFCA e da UNILAB estiveram presentes, na última quinta-feira (11), na mais recente Assembleia Geral Extraordinária da ADUFC-S.Sind, que teve como pauta informes, a homologação da Comissão Eleitoral e aprovação do Regulamento das Eleições para as Vagas Remanescentes do Conselho de Representantes (Biênio 2025-2027) e a Reforma Administrativa. 

A Assembleia teve início com apresentação especial do Caldeirão da ADUFC, o grupo de percussão do sindicato, e foi coordenada pela Profª. Daniele Bezerra, tesoureira-geral da ADUFC, com as professoras Aline Abbonizio, secretária-geral, e Lena Espíndola, segunda-suplente, compondo a mesa diretora. 

Para abrir o ponto dos informes, a Prof.ª Helena Martins, 1ª secretária da Regional Nordeste 1 do ANDES-SN, detalhou as mobilizações nacionais em defesa do cumprimento do Acordo de Greve. “Todo mundo lembra do acordo que foi assinado em junho do ano passado, isso quer dizer que a gente já tem mais de um ano desse processo. No dia 26 de junho deste ano houve uma mobilização, o Dia Nacional pelo Cumprimento do Acordo, e acho que essa temporalidade já anuncia para a gente os desafios que têm sido para efetivar de fato o que a gente conquistou na luta da greve”, pontuou a docente. 

Ainda dentro dos informes, o estudante Levi Rabelo, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará (DCE-UFC), lembrou a ocupação do antigo prédio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), localizado na esquina das ruas Pedro Pereira e General Sampaio, na luta por moradia. A ocupação foi realizada por 60 famílias, ligadas ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Haverá um ato de solidariedade na ocupação, no sábado (13), às 17h, para apoiar a luta por moradia

Após os informes, o ponto de pauta sobre a homologação da Comissão Eleitoral e aprovação do Regulamento das Eleições para as Vagas Remanescentes do Conselho de Representantes da ADUFC-S.Sind (Biênio 2025-2027) foi aberto. A Comissão Eleitoral é composta pelas docentes Suene Honorato (UFC), Aline Abbonizio (UNILAB) e Sônia Pereira (UFC) como titulares, e pelos professores Nicholas Barbosa (UFC) e Raimundo Mendes (UFC) como suplentes. O Regulamento proposto pela Comissão foi lido integralmente na Assembleia e aprovado por unanimidade. 

A presidenta da Comissão Eleitoral, Prof.ª Suene Honorato, ressaltou a importância do preenchimento total das vagas do Conselho de Representantes para a democracia sindical. “Peço que cada docente divulgue nas suas unidades acadêmicas para que a gente tenha um Conselho de Representantes que possa representar, de fato, os/as filiados/as. É um lugar muito importante de discussão para tudo que a gente pode promover com o sindicato em relação às lutas e demandas das universidades. Fica o meu convite para que vocês divulguem massivamente o regulamento, porque quando a gente tem que fazer esse regulamento é porque as vagas não foram todas preenchidas na eleição que passou, então, é um esforço por parte do próprio Conselho e da Diretoria para que essas vagas sejam plenamente preenchidas”, afirmou. 

O terceiro e último ponto da Assembleia foi o debate sobre a Reforma Administrativa. O presidente da ADUFC, Prof. André Ferreira, abriu a discussão ressaltando a importância das organizações de trabalhadores/as, como o ANDES-SN e a ADUFC, que se mantêm atuantes, garantindo participação contínua nos processos democráticos e nas mobilizações sociais – independentemente de serem períodos de maior ou menor intensidade nas lutas.   

A gente precisa entender a Reforma Administrativa dentro desse contexto de enfraquecimento do serviço público e das organizações de trabalhadores/as para que seja possível cortar direitos. É um processo global e que tem a ver com a dinâmica do sistema econômico que nós vivemos, de queda de taxa de lucros, e que tenta restabelecer as taxas de lucros retirando direitos que historicamente foram conquistados dentro dessa sociedade capitalista”, pontuou o presidente. 

André complementou: “É importante também situar a Reforma Administrativa no contexto das outras reformas e nas medidas de disciplinamento do orçamento como é o caso do Arcabouço Fiscal. Que tipo de disciplinamento é esse? É preciso disciplinar o gasto e a arrecadação, dizem. Mas a disciplina fiscal que nós temos hoje, chamada de Arcabouço Fiscal, ela disciplina as despesas não financeiras para sobrar recursos para transferir de forma ilimitada recursos públicos para o segmento financeiro, essa que é a verdade. A letra da lei diz isso, não é panfletagem o que estou fazendo, é que a letra da lei diz que só existe disciplina para as despesas não financeiras, para as despesas financeiras não existe disciplina”.

O debate seguiu com outras diversas contribuições na Assembleia, tendo a plenária finalizado o ponto com os seguintes encaminhamentos: 

  • Participação na Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa, que ocorre nacionalmente entre os dias 22 e 27 de setembro, com envio de representante docente à Brasília;
  • Ativar Comissão Local de Mobilização contra a Reforma Administrativa;
  • Realizar, no mês de novembro, agenda sobre a Reforma Administrativa especificamente na UNILAB, para debater o impacto do desmonte dos serviços públicos para o povo negro;
  • Intensificar entre os/as colegas docentes a conscientização sobre os riscos da Reforma Administrativa para a carreira docente e para as universidades.

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]