Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Skip to content Skip to footer

INTERVENÇÃO – Tentativa de fusão entre editora da UFC e Imprensa Universitária inicia sem transparência e levanta incertezas

Foto: Edições UFC/Divulgação

Sem qualquer debate prévio, a administração superior da Universidade Federal do Ceará (UFC) pegou a comunidade acadêmica de surpresa ao confirmar, em matéria publicada no último dia 28/10 no jornal O POVO, que está dando andamento a um processo de fusão entre a editora Edições UFC e a Imprensa Universitária. O assunto deve ser incluído na pauta de reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) ainda em novembro, mas não foi discutido internamente nem há informações divulgadas pela Reitoria sobre o tema. A ADUFC-Sindicato vai acompanhar a situação e repudia que o processo tenha sido iniciado sem qualquer consulta aos setores da Universidade nem auditorias ou levantamentos.

O processo que pode resultar na fusão entre os dois setores está em andamento junto à Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e ainda deve ser apresentado ao CONSUNI. Depois da votação, caso seja aprovado, haverá eleição de novos conselheiros para o Conselho Editorial e redefinição da política editorial. Diante do silêncio da administração superior, que trata o tema como questão meramente administrativa e financeira, ainda não se sabe como será esse novo órgão a ser criado caso a fusão se consolide. Além de tudo, é precipitado votar uma mudança dessa magnitude já em novembro, com um CONSUNI desfalcado, sem a presença de estudantes e técnico-administrativos/as, e em Plenário Virtual.

A Imprensa Universitária opera hoje no formato de gráfica rápida. O jornalista Gilmar de Carvalho acompanha com preocupação esse processo de fusão, temendo pelo comprometimento do prestígio e da qualidade conquistados pelas publicações UFC. “Se querem fundir, a primeira coisa que deveria ter sido feita é reequipar a Imprensa Universitária. Sem esse reequipamento, vai ser sempre uma relação assimétrica”, opina.

Outra questão incômoda é a falta de transparência com que o processo foi iniciado. “Se fosse tratado com seriedade, teriam sido feitas auditorias nas duas empresas, a comunidade universitária teria sido ouvida, seriam levados profissionais de grandes gráficas do Ceará para a Imprensa Universitária. Como a fusão foi anunciada, parece que é algo muito natural. E não é. Porque há essa assimetria e não é levada seriamente”, avalia Gilmar de Carvalho.

A Profª. Adelaide Gonçalves, do Departamento de História da UFC, diz que recebeu a notícia de tentativa de fusão com “indignação, surpresa e tristeza”. “Não entendo como uma instituição universitária pode falar na fusão de uma editora e de uma Imprensa Universitária, não entendo a lógica desse raciocínio obtuso derivado da perspectiva empresarial. O compromisso da universidade pública é com o saber. A criação das editoras universitárias representa precisamente a mais ampla difusão do conhecimento e das pesquisas por nós produzidas”, destaca.

Para a docente, é fundamental que a ADUFC-Sindicato e a comunidade universitária acompanhem e se mobilizem contra essa tentativa de esvaziar a editora da UFC, que vem sendo conduzida de forma arbitrária e sem debate com os setores da Universidade.

Editora é espaço de disseminação de pesquisa e saber produzidos na universidade

A Edições UFC produz livros resultantes de atividades vinculadas à graduação, pesquisa ou extensão; publicações de qualquer teor “reconhecidas como de excepcional qualidade” pelos membros do Conselho Editorial e/ou consultores; e obras derivadas de dissertação e teses produzidas nos programas de pós-graduação da UFC.

O catálogo da editora conta com livros de 61 áreas de conhecimento. No site da editora é possível fazer o download gratuito de alguns e-books desse catálogo.

Já a Imprensa Universitária, cuja história teve início em abril de 1956, atua com impressão em off-set de livros periódicos e outros materiais de grande tiragem e impressão digital – equivalente a gráfica rápida – para publicações de pequenas tiragens e material administrativo; e edição e publicação eletrônica de e-books em PDF, que são publicados no Repositório Institucional da UFC. A unidade produzia os livros utilizados no Vestibular da UFC e as provas da seleção antes da adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo.

(*) Com informações do jornal O POVO


Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]