Skip to content Skip to footer

EM DEFESA DA SOBERANIA — ADUFC participa de ato Pela Soberania do Povo Brasileiro, no 8 de janeiro, em Fortaleza

(Fotos: Tamara Lopes)

A Praça do Ferreira, em Fortaleza, reuniu, na última quinta-feira (8), centenas de pessoas durante ato em defesa da democracia, da soberania do povo brasileiro e de todos os povos da América Latina. O ato relembrou os ataques de 8 de janeiro, em que bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília, ressaltou a importância do veto do presidente Lula ao projeto da Dosimetria e também se posicionou pela soberania do povo brasileiro e contra os ataques estadunidenses à Venezuela. 

O presidente da ADUFC, Prof. André Ferreira, ressaltou durante o ato a importância da realização do ato em defesa da democracia e de garantir ampla participação na luta pela democracia no Brasil.

“Estamos aqui no centro de Fortaleza para defender a democracia brasileira, o nosso país, que é autônomo, independente e soberano. Estamos também contra a invasão norte-americana na Venezuela. A luta pela soberania brasileira é também a luta pela democracia no nosso país. Aqueles que tramaram contra a democracia no Brasil são os mesmos que estão defendendo interesses estrangeiros, do imperialismo, contra os interesses nacionais. Então, não se separa o projeto da Dosimetria, que foi aprovado no Congresso Nacional e vetado pelo presidente Lula, dos projetos imperialistas. O objetivo do golpe sempre foi cumprir os ditames do imperialismo, está muito claro isso. A família Bolsonaro vai para os EUA tramar contra o país e, a partir disso, os EUA intervêm no Brasil com o tarifaço. Não podemos cair na ilusão de que ‘rolou uma química entre Trump e Lula’. Isso não é verdade. Ele [Trump] está esperando o melhor momento para intervir no Brasil, como ele fez na Venezuela”, afirmou.

O docente destacou também a importância de organizar a resistência e a tarefa histórica que os educadores e educadoras brasileiros têm na atual conjuntura. 

Nós precisamos organizar a resistência, é nossa tarefa histórica construir o desenvolvimento desse país e nós, como docentes, precisamos estar à frente dessa luta. Chamamos toda a categoria docente para construir essa luta por direitos sociais, que é tudo que eles querem destruir”, complementou. 

A atividade contou também com a presença de representantes de diversos movimentos sociais, coletivos, partidos políticos, além da presença de vereadores/as e deputados/as estaduais do PT e PSOL.

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2026. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2026 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]