A ADUFC – Seção Sindical do ANDES-SN vem a público repudiar veementemente o ataque dos Estados Unidos ao território soberano da Venezuela, na madrugada do dia 3 de janeiro de 2026, como parte de uma escalada de agressões registradas nos últimos meses contra o país. Rechaçamos profundamente a política externa do Governo Trump, conduzida em radical oposição ao multilateralismo, às instituições internacionais e ao Direito Internacional, retomando práticas históricas de intervenção imperialista na América Latina, associadas à Doutrina Monroe e à tentativa de subordinação política e econômica dos países da região.
Consideramos que tais iniciativas, de nítido caráter imperialista, têm como fundamento central a disputa e o controle de recursos naturais estratégicos, em especial o petróleo venezuelano, além de outros bens minerais fundamentais. Essas ações ameaçam gravemente a estabilidade regional e mundial, ao promover a desestabilização política, violar a soberania nacional e aprofundar processos históricos de dependência econômica, intensificados na América Latina desde a década de 1960, inclusive por meio de regimes autoritários apoiados pelos Estados Unidos.
Diante desses gravíssimos acontecimentos, conclamamos as professoras e os professores, bem como o conjunto da população brasileira e mundial, a se engajarem na solidariedade entre os povos, na defesa da paz, da soberania dos países e do multilateralismo, como caminho para relações internacionais baseadas no respeito, na autodeterminação dos povos e na luta contra o imperialismo e o capitalismo.
Fortaleza, 4 de janeiro de 2026
Diretoria da ADUFC
Gestão Democracia e Luta – ADUFC em Movimento
(Biênio 2025-2027)


