Skip to content Skip to footer

ADUFC INDICA — Exposição “Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade” marca a reabertura do Museu da Cultura Cearense (MCC)

O Museu da Cultura Cearense (MCC), no Centro Dragão do Mar, reabriu ao público no sábado (29) com a exposição “Quilombolas: Tecendo Territórios de Liberdade”. A mostra tem curadoria de Cícera Barbosa, Joseli Cordeiro e João do Cumbe, sendo estes dois últimos curadores quilombolas. A exposição integra o Festival Afrocearensidades, promovido pelo Governo do Ceará. 

A exposição contrapõe-se à ideia de quilombo apenas como espaço de refúgio do passado, apresentando-o como um projeto de mundo vivo, pulsante e em constante construção coletiva, narrado por 137 agrupamentos espalhados por todas as regiões do Ceará. Assim, conta com um acervo de mais de 150 itens, entre objetos,  fotografias, sons e frases que se entrelaçam como fios de “Transfluências” — conceito proposto pelo filósofo, poeta, escritor, professor, líder quilombola e ativista político Nêgo Bispo —, entendido aqui como passagem e paisagem de mundo: não apenas a troca de informações, mas a circulação de modos de vida, saberes e tecnologias de cuidado que se sustentam no coletivo.

De acordo com Joseli Cordeiro, a mostra tem um caráter inédito não apenas pela forma, mas pelo gesto. Isso porque, pela primeira vez, o Ceará, tantas vezes proclamado “Terra da Luz” por ter antecipado a abolição formal, reconhece que a verdadeira luz vem dos territórios que nunca deixaram de existir, dos corpos que sempre lutaram por dignidade e de uma ancestralidade que ilumina caminhos.

“Ao reunir histórias, imagens e presenças quilombolas, a exposição inaugura uma outra narrativa de modernidade: aquela que não nega a tradição, mas a reinscreve como força criadora, convocando o público a ver os quilombos não como vestígios do passado, mas como laboratórios de futuro. O quilombo não é refúgio de passado, é projeto de mundo”, destaca a curadora.

Horário de funcionamento

Visitação de quarta a sábado, das 9h às 19h (com acesso até 18h30), e aos domingos e feriados, das 10h às 20h (com acesso até 19h30).
Acesso gratuito e livre. 
Mais informações: (85) 3488.8628 

Agendamento de grupos 

 O agendamento de grupos para os museus do CDMAC pode ser feito pelo formulário https://bit.ly/agendemuseusdragao

 Com limite de até 50 pessoas, as visitas educativas em grupo acontecem de quarta a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 13h às 16h, mediante agendamento prévio que deve ser realizado com mínimo de uma semana de antecedência. São disponibilizadas também mediações programadas em Libras, mediante solicitação prévia. 

Mais informações: (85) 99271-1315 e pelo e-mail agendamentosmuseus.cdmac@idm.org.br

Fonte: secult.ce.gov.brigbaagencia.com.br e dragaodomar.org.br

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]