Skip to content Skip to footer

DEMOCRACIA – ADUFC participa de debate sobre o Dia Nacional pelo Fim da Lista Tríplice

Na tarde da última terça-feira (09), o presidente da ADUFC, Prof. André Ferreira, esteve em Brasília, na sede do ANDES-SN, para participar de debate sobre o Dia Nacional pelo Fim da Lista Tríplice. A atividade integrou o Dia Nacional de Luta convocado pelo Sindicato Nacional, em defesa da autonomia universitária e da escolha democrática de dirigentes.

A mediação foi conduzida pela Prof.ª Maria do Céu de Lima (UFC), diretora do ANDES-SN, e pela Prof.ª Caroline Lima (UNEB), 1ª vice-presidenta do Sindicato Nacional. A mesa contou com a participação da Prof.ª Márcia Abrahão Moura (UnB); do Prof. José Carlos Barreto de Santana (UEFS); e do Prof. Cláudio Mendonça (UFMA), presidente do ANDES-SN.

O presidente da ADUFC expôs o contexto político atual e destacou a importância do debate para a garantia da democracia nas universidades. “É um momento em que a disputa pelo conhecimento se acirra, uma vez que se torna mais central para o grande capital. E, para nós, a produção do conhecimento é fundamental, inclusive para resistir a uma tendência negacionista”, alertou.

Os participantes reforçaram que o mecanismo da lista tríplice favorece a politização externa dos processos de escolha, cria ambientes de insegurança institucional e enfraquece a gestão universitária. Para eles, reitoras e reitores precisam ser escolhidos com base em processos democráticos internos, garantindo paridade entre segmentos e respeito ao resultado das urnas.

Na ocasião, o Prof. André relembrou o período entre 2019 e 2023, no qual o governo Bolsonaro indicou o interventor Cândido Albuquerque para assumir a Reitoria da UFC. “Ele (o interventor) eliminou a representação estudantil dos conselhos superiores sob a alegação falaciosa de fraude na eleição estudantil. Além disso, distribuiu de maneira arbitrária e sem transparência as vagas de docentes e técnicos-administrativos. […] A intervenção tinha o intuito de destruir a gestão democrática e, fundamentalmente, minar o caráter público da universidade”, relatou.

A ADUFC-S.Sind esteve sempre na luta contra o desmonte da UFC e todo esse trabalho foi descrito e compilado no livro “Intervenção na Universidade Federal do Ceará (2019-2023): Autoritarismo e Resistência”, lançado em versões impressa e digital. A obra registra a resistência incansável em um esforço coletivo com toda a comunidade universitária: estudantes, docentes e técnico-administrativos/as.

O evento do ANDES-SN reafirmou a necessidade de mobilização nacional para que o Congresso aprove mecanismos que eliminem a lista tríplice e consolidem um modelo plenamente democrático de escolha de dirigentes.

+ Assista ao debate na íntegra:

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]