O ANDES-Sindicato Nacional realiza amanhã, 9 de novembro, o Dia Nacional de Luta pelo Fim da Lista Tríplice, em defesa da gestão democrática das instituições públicas de ensino e da autonomia universitária. A mobilização cumpre deliberações aprovadas no 43º Congresso do ANDES-SN e no 68º Conad, realizados neste ano, reafirmando o compromisso histórico da categoria com a democratização das instituições federais, estaduais, municipais e distrital de ensino superior (Ifes, Iees, Imes e Ides). Também marca o enfrentamento às intervenções autoritárias na escolha de reitores e reitoras ocorridas no último período.
Um debate nacional sobre o fim da lista tríplice está marcado para ocorrer às 17h, no Auditório Marielle Franco, na sede do Sindicato Nacional, com transmissão ao vivo pelo canal do ANDES-SN no YouTube. O Prof. André Ferreira, presidente da ADUFC, participa do debate à convite do ANDES, já que a proposição de realização da atividade partiu da Prof.ª Irenísia Oliveira, presidenta da ADUFC no biênio 2023-2025.
A ADUFC também é destaque nacional na luta contra as intervenções autoritárias em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), pela resistência aos sucessivos atos antidemocráticos e ilegítimos do interventor da Universidade Federal do Ceará (UFC) entre 2019 e 2023. A luta travada pela ADUFC-S.Sind foi compilada no livro “Intervenção na Universidade Federal do Ceará (2019-2023): Autoritarismo e Resistência”, lançado em versões impressa e digital, que registra a resistência incansável em um trabalho coletivo com toda a comunidade universitária: estudantes, docentes e técnico-administrativos/as.


