(Foto: ZeRosa Filho)
O projeto “Defensoras Populares”, fruto da parceria entre o Instituto de Humanidades da UNILAB e a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE), é finalista do Prêmio Innovare 2025. A iniciativa contou com a coordenação das professoras Violeta Holanda, Luma Andrade, Jaqueline da Silva Costa e Vera Rodrigues, além das defensoras públicas Amelia Soares da Rocha e Sâmia Costa Farias.
“Defensoras Populares” visa enfrentar o analfabetismo jurídico estrutural, socialmente produzido pelo racismo, pela desigualdade, pela marginalização dos territórios populares, formando lideranças comunitárias como verdadeiras agentes da justiça nos seus territórios.
A Prof.ª Luma Andrade (UNILAB) enfatizou a importância do projeto e dessa premiação. “O projeto contribui com a formação de mulheres sobre as legislações vigentes do país, garantindo seus direitos e sua proteção, além de auxiliá-las na disseminação desses saberes em seus territórios. O sentimento de ser finalista nessa premiação é de estar no caminho certo na luta pela garantia dos direitos das mulheres”, afirmou.
As atividades do projeto foram divididas em três núcleos regionais (Fortaleza, Cariri e Sobral) que abrangem 16 cidades. Foram selecionadas 100 mulheres para receber informações sobre o funcionamento do sistema de justiça e colaborar com relatos sobre as vulnerabilidades emergentes dos territórios.
Em sua 22ª edição, o Prêmio Innovare recebeu 702 inscrições, das quais 12 foram finalistas em diferentes categorias. Ao todo, nove estados foram contemplados com trabalhos que receberão o prêmio no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em cerimônia no dia 3 de dezembro, às 11h.
Sobre o Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.



