Na próxima terça-feira (18), a sede da ADUFC em Fortaleza recebe a masterclass “Abaixo o Genocídio Negro – Quilombismo como horizonte político” com Elisa Larkin Nascimento. A atividade, que acontece às 18h, contará também com a presença da Prof.ª Sandra Petit (UFC) como debatedora e da Prof.ª Larissa Gabarra (UNILAB) como mediadora.
A masterclass antecede a estreia em Fortaleza da peça teatral “Abdias do Nascimento”. O espetáculo ressoa a voz de Abdias do Nascimento, que instiga um dilema central sobre a efetividade da democracia racial no Brasil. Enquanto a intelectualidade branca frequentemente glorifica a ideia de uma harmonia racial, a obra de Abdias expõe as fissuras e contradições dessa narrativa. A escassez de montagens de seus textos revela uma falta de representação e reconhecimento no teatro brasileiro. A proposta do espetáculo é não apenas trazer à luz a rica trajetória do artista e ativista, mas também promover um debate sobre a necessidade urgente de inclusão e diversidade nos palcos e na sociedade.
Elisa Larkin Nascimento é mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York e doutora em Psicologia pela USP. Foi parceira do professor Abdias do Nascimento durante os últimos 38 anos de sua vida. Juntos, fundaram, em 1981, o IPEAFRO. Elisa conceituou o Fórum Educação Afirmativa Sankofa e escreveu e organizou diversos livros, inclusive a coleção Sankofa (4 vs.) e O Sortilégio da Cor. Atua como curadora de exposições e atividades sobre Abdias do Nascimento, o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra.
A atividade é livre, gratuita e contará com interpretação em Libras.
Masterclass “Abaixo o Genocídio Negro – Quilombismo como horizonte político” com Elisa Larkin Nascimento
Terça, 18 de novembro de 2025 | 18h
Sede da ADUFC em Fortaleza
Av. da Universidade, 2346, Benfica – Fortaleza





