Skip to content Skip to footer

ANTIRRACISMO – I Novembro Negro da UFC discute combate ao racismo e promoção da igualdade; confira a ampla programação

Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Universidade Federal do Ceará (UFC) promove o I Novembro Negro da UFC, ação que englobará uma série de eventos ao longo do mês voltados ao combate do racismo, à celebração da cultura afrobrasileira e à promoção da igualdade.

A coordenação é da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e as atividades incluem debates, oficinas, palestras, minicursos, exibição de filmes, feiras e apresentações culturais em unidades acadêmicas da instituição na capital e no interior. Confira a programação completa (sujeita a alterações). 

As atividades tiveram início na segunda-feira, 3 de novembro, com o Pátio das Artes – Som, Imagem e Conexões Culturais Criativas, que transformou o anfiteatro do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design (IAUD), no Campus do Benfica, em palco e tela. O mesmo local sediou, na quinta-feira, 6 de novembro, a abertura do II Encontro de Arquitetura e Urbanismo Negro e Indígena do Ceará.

Abertura oficial

A abertura oficial do evento será no dia 14, às 18h30, com o lançamento do longa-metragem A rebelião dos jangadeiros, dos diretores Demitri Túlio e Cinthia Medeiros. Logo após, será realizado debate com Demitri Túlio, acompanhado pelos pesquisadores Arilson Gomes e Vera Rodrigues, docentes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB); e Hilário Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC (PGHIS). A mediação será da Prof.ª Rosalina Tavares, da UNILAB.

Encontros Universitários

O I Novembro Negro também integrou a programação dos Encontros Universitários da UFC. No dia 6, pela manhã, no Campus do Pici, foi realizada a mesa-redonda Ações Antirracistas na Arte e na Cultura, seguida do lançamento do miniguia Cultura se faz negra!, que aborda o Letramento Racial nas Ações Culturais da UFC. Já pela tarde, no mesmo dia, foi lançado o documentário As primeiras da família, resultado do projeto Mulheres Negras na Universidade, fomentado pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA/UFC).

Destaques da programação

No dia 8, na Casa de José de Alencar, das 8h às 13h, será realizada a edição especial “Consciência Negra” da Feira do Zé, reunindo saberes, sabores e expressões da cultura afro-brasileira. No dia 12, no departamento de História, às 9h, terá início o II Seminário da Consciência Negra, que terá como mesa de abertura o tema “O legado de Maria Lúcia Simão para as Lutas Negras no Ceará”.

De 12 a 14 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Gastronomia promove, no Centro de Convivência da UFC, o Encontro Nacional de Gastronomia Social e Festival Afrocearensidade, que contará com apresentações culturais e instalação de uma casa de farinha no espaço do Mercado Alimenta CE.

No dia 13, no auditório Geraldo Nobre da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC/UFC), os projetos Trabalho no Cinema e Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (NERI/UFC) realizam o Cineclube Trabalho no Cinema, com sessão acadêmica do filme Desculpe te incomodar, de Boots Riley. A atividade terá início às 14h e contará ainda com roda de conversa com os professores da UFC Paulo Carvalho e Geísa Mattos.

Outro espaço da UFC que recebe ações no Novembro Negro é a Seara da Ciência: no dia 17, das 14h às 17h, terá início o IV Memória Negra, com a mesa de abertura Memória e Reparação: 30 anos de Ação Política do Movimento Negro Unificado Ceará (MNU-CE). O objetivo é promover reflexões sobre as trajetórias, lutas e conquistas do movimento negro no Ceará e no Brasil. A realização é do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Idade e Família (NEGIF).

No dia 18, às 9h, no Departamento de Ciências Sociais, terá início I Seminário Antirracista das Ciências Sociais – Abrir Caminhos: Racialidade, Cotas e Interseccionalidades, com o debate Cotas na UFC de 2015 a 2025: Trajetória e Desafio de uma Política Pública. As debatedoras serão a Prof.ª Danyelle Nillin, da UFC, e a doutoranda em Educação Natália Viviane Santos de Menezes.

No mesmo dia, das 13h às 17h, será realizado, no Museu de Arte e Cultura da UFC (MAUC), o minicurso “Os Afrossaberes do Maracatu Cearense”, que propõe uma imersão nos afrossaberes do maracatu cearense, compreendido como manifestação afro-brasileira com potencial educativo.

No dia 19, das 11h às 14h, o Restaurante Universitário da UFC promove a 2ª edição do Afrobrasilidades à Mesa, ação educativa e cultural que irá oferecer um cardápio com pratos tradicionais de origem afro-brasileira, como vatapá, feijoada, além de versões veganas e vegetarianas.

Ainda no dia 19, a Faculdade de Educação (FACED/UFC) promove, das 8h às 19h30, o Fuxico Negro, evento com mesas redondas, oficinas e apresentações culturais na temática da educação e questões raciais

No dia 27, às 8h, no Centro de Humanidades, tem início o II Seminário de Linguagem e Tecnologia: Exclusão Algorítmica e Colonialismo Digital, com a conferência de abertura Inteligência Artificial como Agência de Exclusão: Perspectivas Críticas. A realização é do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC e da Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Interior

A programação do Novembro Negro também será realizada em dois campi da UFC no Interior ao longo do mês. No dia 4, ocorreu, em Russas, o Papo Plural – Cotas Raciais: Entre a Reparação Histórica e a Meritocracia. Já em Sobral, as atividades têm início no dia 18, às 12h30, no auditório do Bloco I – Mucambinho, com a exibição do filme Oliveira Silveira – o poeta da consciência negra.

Outras iniciativas

Como ação de extensão do projeto Trabalho no Cinema, durante todo o mês de novembro, professores/as, técnico/a-administrativos/as, terceirizados/as e alunos/as da UFC terão cortesias para assistir ao filme Malês de Antônio Pitanga, no Cinema do Dragão do Mar. Serão dez cortesias por sessão, distribuídas por ordem de chegada, mediante comprovação de vínculo com a UFC na bilheteria. Mais informações no Instagram @trabalhonocinema.

No Centro de Convivência da UFC, o público poderá conferir ao longo de novembro a exposição Negras memórias do design brasileiro, projeto que busca resgatar e dar visibilidade à história dos profissionais negros no design do Brasil, desde o período colonial até os dias atuais.

Ainda como parte do Novembro Negro, a Universitária FM irá promover uma programação com edições especiais sobre o tema em sua programação e a criação de uma vinheta. Destaque para o programa Falando Ciência, que no dia 27, às 14h, abordará o tema “Entre a ciência e o racismo estrutural: desafios de uma pesquisadora negra no Brasil”.

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]