No sábado (18), a Casa José de Alencar recebeu a festividade do Dia dos/as Professores/as da ADUFC com a celebração “Sambas e Saberes”. Docentes da UFC, da UFCA e da UNILAB foram recepcionados/as ao som do DJ Khamidi com um repertório de afrobrasilidades.
O Prof. Leandro Bulhões, diretor da Casa José de Alencar, ressaltou que o legado do povo negro ainda é pouco visibilizado no Brasil e destacou para os/as convidados/as a relevância do acervo da Exposição de Cultura e Religião Afro-brasileira da Casa José de Alencar. “A Casa José de Alencar tem 8 coleções, quase 5 mil peças, é um sítio arqueológico também e fica o convite para vocês voltarem aqui em outros momentos e conhecerem mais a casa e, eventualmente, pensar e executar algum projeto. Estamos de portas abertas. Celebramos a luta dos professores e professoras da nossa categoria e uma excelente comemoração para todos nós”, pontuou o docente durante sua fala no evento.
No fim da manhã, a festividade contou com uma visita guiada à Exposição de Cultura e Religião Afro-brasileira do Museu Arthur Ramos. Em seguida, o grupo percussivo Caldeirão da ADUFC realizou uma apresentação que contou com cortejo de abertura, maracatu, boi, coco e ciranda. O público presente na celebração se divertiu e interagiu bastante com os/as brincantes do Caldeirão em um momento de muita alegria e descontração.
O Prof. André Ferreira, presidente da ADUFC, ressaltou durante sua fala na celebração a importância do encontro presencial para celebrar as lutas e conquistas sindicais. “Eu queria que a gente pensasse esse momento também como uma construção de uma sociedade mais justa, de uma universidade pública cada vez mais inclusiva e em defesa da democracia. É também um momento extremamente importante para que a gente esteja resistindo a um processo de individualização. Tem uma tendência no mundo hoje das pessoas resolverem as coisas só individualmente, mas a luta sempre está presente. As contradições do mundo impulsionam que a gente se junte para enfrentar os desafios. (…) A gente tem que estar junto para indicar para onde a sociedade precisa caminhar. Precisamos fortalecer o nosso sindicato e os nossos movimentos”, afirmou.
Pautas como a luta contra a reforma administrativa, as conquistas da última greve e a luta pelo cumprimento dos acordos de greve também foram lembradas.
Durante a celebração, os/as docentes presentes puderam retirar seu presente do Dia do/a Professor/a*. A festa, que contou também com um Espaço Infantil para o divertimento das crianças presentes, seguiu com o samba da banda Essas Mulheres e finalizou, às 16h, ao som novamente do DJ Khamidi.
*Os/as professores/as que não estiveram presentes na celebração podem retirar seu brinde na sede da ADUFC-Fortaleza de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 14h às 17h na sala do Atendimento ao Docente.


















