Skip to content Skip to footer

SERVIÇO PÚBLICO – ADUFC sedia reunião dos fóruns estaduais para debater estratégias de luta contra a Reforma Administrativa

Na última terça-feira (26), o Fórum Cearense em Defesa da Educação Pública Federal e a Coordenação do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público no Ceará realizaram reunião conjunta na sede da ADUFC, em Fortaleza. O encontro, cujo intuito foi debater estratégias para barrar a Reforma Administrativa (PEC 32), contou com a presença de representantes da ADUFC, do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE), do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Ceará (SINTRAJUFE-CE), do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Eleitoral do Ceará (SINDJUS-CE) e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 7ª Região (SINDIFISCO-CE).

Pela ADUFC, participaram da reunião o Prof. André Ferreira, presidente da ADUFC, e a Prof.ª Lena Espíndola, segunda-suplente da entidade. Para Lena, é necessário combater os retrocessos da Reforma Administrativa a partir de uma ampla ação que trabalhe a importância central do serviço público para o país. “É essencial fazer o reconhecimento da importância do serviço público para o Brasil e, a partir desse reconhecimento, evidentemente reconhecer também a importância do papel do/a servidor/a público/a para o país e toda a classe trabalhadora”, pontuou a docente.

Apesar do relatório final da Reforma Administrativa ainda não ter sido apresentado, os fóruns aprovaram uma série de ações para mobilizar os servidores/as públicos/as e a sociedade sobre o tema. 

Entre as ações aprovadas estão a participação ativa no 31º Grito dos/as Excluídos/as, no dia 7 de setembro, com faixas e manifestações contra a reforma; a organização de caravanas a Brasília para pressionar parlamentares; a realização de vigílias em aeroportos e no Congresso Nacional; a articulação de reuniões com deputados e senadores; e a atuação nas mídias digitais, com campanhas explicativas para a sociedade.

A Câmara dos Deputados, mesmo ainda sem o relatório final, marcou para o próximo dia 3 de setembro uma audiência pública no plenário para debater a Reforma Administrativa. Pelos debates em andamento no Congresso, há a preocupação de que relatório final da PEC 32 apresente retrocessos preocupantes para o serviço público. Por isso, as mobilizações devem se intensificar com pressão direta sobre parlamentares, em reuniões e atos; campanhas digitais, envio de e-mails e mobilizações nas redes sociais dos congressistas; realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para debater os impactos da PEC, com a participação de deputados federais e estaduais; e a promoção de eventos políticos e sociais em defesa do serviço público. 

Com informações do SINTUFCE e Agência Brasil

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]