Skip to content Skip to footer

NOTA DE PESAR – ADUFC lamenta falecimento de Lúcia Simão 

A ADUFC se solidariza e manifesta profundo pesar pelo falecimento de Lúcia Simão, ocorrido na última terça-feira (12). 

Lúcia Simão é uma figura histórica no Movimento Negro do Ceará, destacando-se como pioneira na luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira. Além de sua liderança em ações antirracistas e afirmativas, Lúcia foi personagem central do Maracatu cearense, contribuindo para a preservação e fortalecimento dessa expressão cultural afrodescendente. Lúcia é uma das personalidades que formam parte do conteúdo da Agenda Antirracista e Afrocentrada produzida pela ADUFC para o ano de 2025. 

Sua participação foi essencial para promover a identidade negra e reforçar a conexão entre arte e militância, articulando debates e mobilizando coletivos que deram visibilidade às pautas raciais no estado. Foi uma das fundadoras do Movimento Negro no Ceará e responsável por criar e conduzir o Maracatu Nação Iracema, expressão artística e política que ecoa a resistência e a identidade afro-brasileira.

Como servidora técnico-administrativa em educação (TAE) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou com dedicação até a sua recente aposentadoria, deixando um exemplo de compromisso com o serviço público e com as causas sociais. 

Fortaleza, 13 de agosto de 2025

Diretoria da ADUFC
Gestão Democracia e Luta – ADUFC em Movimento
(Biênio 2025-2027)

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]