Durante a última reunião do Conselho de Representantes da ADUFC, realizada no dia 08 de julho, os/as docentes presentes debateram sobre as resoluções de progressão e promoção docente na UFC. Após aprofundamento dos debates realizados, a Diretoria da ADUFC irá se reunir, na próxima quarta-feira (30), com a Reitoria da UFC para debater sobre as resoluções e outros assuntos de interesse da categoria.
No intuito de partilhar com a categoria os debates realizados em torno do tema da progressão/promoção docente na UFC, listamos a seguir ponto a ponto dos debates acumulados:
- Extensão está mais valorizada na progressão – Desde 2014, quando as resoluções foram apresentadas, a ADUFC já apontava que a extensão era subvalorizada nesse processo da progressão docente, tanto pela pontuação máxima permitida e também na pontuação para ascensão para professor/a associado. Agora com a revisão desse tema, e a possibilidade de contar também com a atividade de extensão para ascensão a professor/a associado, avalia-se que esse é um ganho positivo para a categoria no que concerne ao tema da progressão/promoção docente.
- Proposta de que a atividade sindical tenha uma melhor pontuação – Atualmente a atividade sindical é pormenorizada na progressão pontuando somente 2 pontos/mês. Diante de um trabalho fundamental para a organização e conquistas de direitos da categoria, bem como à defesa e fortalecimento da Universidade Pública, a proposta é de que a atividade sindical passe a pontuar 6 pontos/mês – equiparando assim a pontuação dada à participação nos Conselhos Superiores.
- Desburocratizar a progressão para o nível D, denominado professor/a titular – Atualmente se exige a junção da documentação dos últimos 10 anos de atividades, no entanto, avaliamos que isso gera um retrabalho e deixa o processo mais lento, já que uma vez que o docente progrediu de nível, significa que as documentações anteriores já foram apresentadas à Universidade. A proposta é de que a reunião da documentação dos últimos 2 anos do período docente seja suficiente, uma vez que a documentação de anos anteriores já tenha sido apresentada.
- Não solicitação do diploma de doutorado caso já tenha sido entregue anteriormente.
- Inclusão na tabela de progressão a participação como membro de órgão científico – durante o debate não foi identificado na tabela como uma possibilidade.
- Aumentar o número de membros internos da comissão avaliadora de promoção a professor/a titulare diminuir membros externos – Atualmente a banca de avaliação é formada por 1 membro interno e 3 membros externos, o que acreditamos que possa inviabilizar, ou tornar mais lenta, a progressão. Com o aumento de professores titulares no quadro da UFC, acreditamos que o número de membros internos pode ser superior ao de membros externos.
- Para progredir ao nível D, a nota mínima dos alunos ao docente deixa de ser 3,5 e passa a ser 4 – Não está nítido o motivo para a mudança da nota mínima.
- Resolução não contempla 2 anos de afastamento para pós-doc (somente interstício misto) – A ADUFC irá questionar o motivo do afastamento para pós-doc não estar contemplado na resolução.
- Na resolução cita-se uma seção 7, mas só existem 6 seções.
- Proposta para que a comissão de avaliação possa solicitar documentos adicionais sem precisar negar o processo – Atualmente ao notar-se a falta de alguma documentação durante o processo de progressão/promoção o que ocorre é a negativa do pedido, tendo o docente que abrir um novo processo. Sugerimos que a solicitação de documentação adicional possa ser realizada pela comissão avaliadora, bem como CPPD com o processo em curso sem a necessidade do parecer negativo do pedido.


