Skip to content Skip to footer

DIVERSIDADE – Com Todas as Letras, evento da ADUFC alusivo ao Orgulho LGBTQIAPN+, movimentou a sede do sindicato na última sexta (11)

(Fotos: Nah Jereissati/ADUFC)

Celebrar também é uma estratégia de resistência. Afinal, corpos tristes e sem ânimo estão mais suscetíveis às consequências nefastas da homofobia, do racismo, do capitalismo, bem como de todas as opressões vividas no mundo contemporâneo. A alegria é uma estratégia indispensável para a luta do povo brasileiro, e foi nessa perspectiva que, na sexta-feira (11), a ADUFC realizou o evento Com Todas as Letras na sede da seção sindical em Fortaleza. 

A noite iniciou com um sarau literário puxado pelo Coletivo Sapato Largo, onde foram compartilhadas poesias e trechos literários Queer. Após a abertura pelo Coletivo, o microfone ficou aberto e recebeu diversas contribuições. O Sarau contou também com inúmeras apresentações artísticas do projeto Voz em Performance, coordenado pelo Prof. Ghil Brandão (Teatro/UFC). 

“Foi muito bom esse evento ter ficado para julho, até para tirar um pouquinho de ser só junho o mês da diversidade. Na verdade, nosso mês são todos os meses, toda hora é hora de celebrar nossas conquistas, mesmo que ainda insuficientes, mas celebrar as conquistas que temos, nos articular e nos reunir para enfrentar o que está por vir. Acredito que esse primeiro evento, nesse formato, com sarau, microfone aberto, economia solidária, o Plebiscito Popular, o Bazar Solidário, acabou trazendo muito mais cores para o nosso evento. Inclusive, o Plebiscito, a questão da escala 6×1 e a taxação das grandes fortunas, vem para encaixar com o evento da diversidade para mostrar que nós, os LGBTQIAPN+, estamos também à frente nas lutas diversas. Não é à toa que a escala 6×1 foi pautada por uma mulher trans e negra na Câmara. Sempre nós por nós. Acredito que esse evento traz uma representação muito boa disso”, pontuou a Prof.ª Amanda Pino, primeira-tesoureira da ADUFC. 

A docente lembrou também que o evento foi fruto da rearticulação da ADUFC dentro da perspectiva do GTPCEGDS – Políticas de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual do ANDES-SN. 

Além do sarau com microfone e palco aberto, a atividade contou com uma feirinha de produtos diversos, comercialização de comidas do Giardino Buffet, bazar solidário da Ser Ponte, flash tattoo com Cris Kumayama, urna aberta de votação do Plebiscito Popular 2025 e muita música com a DJ Bugzinha

A Prof.ª Daniela Dumaresq, diretora de atividades de comunicação e cultura da ADUFC, ressaltou durante o evento que as atividades culturais são uma importante estratégia para fortalecer os laços entre os/as docentes e também animar as pessoas para as lutas vindouras. 

A atual Diretoria da ADUFC entende a importância da gente estar junto, das pessoas poderem vir ao sindicato, dos/as docentes estarem juntos como uma forma de fortalecer nossas lutas, os nossos laços de afeto, mas também de celebrar a vida e nossas conquistas. As conquistas precisam ser celebradas. A gente entende que as atividades culturais têm esse poder de juntar as pessoas, e que as pessoas juntas são muito mais fortes. O que a gente deseja mesmo é que os/as professores venham para o sindicato: para os momentos de alegria, de celebração, venham para as assembleias também. Que o sindicato seja espaço de encontro, de partilha, de olho no olho, de lutas e alegrias”, afirmou.

Leave a comment

Seção Sindical dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2025. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Manduá

© 2025 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]