Entre os dias 16 e 18 de julho, o Programa de Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza a IV Semana ProfArtes e I Seminário Arte e Escola.
Nesta edição, a temática Arte e saberes insurgentes: a escola e seus territórios sensíveis busca explorar as dinâmicas entre Arte e Escola como modos de pensar, fazer, resistir e inventar. Ao afirmar singularidades e valorizar a diversidade, a proposta lança um olhar transversal para os saberes constituídos em experiências descolonizadoras e contra colonizadoras de corpos e práticas nestes territórios cruzados. Nesta perspectiva, trata-se de uma tomada de posição por uma educação antirracista, que, como coloca a pesquisadora crítico-decolonial Bárbara Carine, “tem como eixo central a negação do que o ocidente fez de nós: eles dizem “suas vidas são desimportantes”, nós retrucamos ‘todas as vidas importam’.
Acolhendo problematizações, proposições e reflexões de pesquisadoras e pesquisadores docentes, discentes e artistas, o evento pretende criar um espaço de partilha de modos artísticos diversos, vivenciados em contextos formais de ensino como possibilidades insurgentes, principalmente aqueles agenciados entre corpos dissidentes, que incluem mulheres, mães, pessoas trans, negras, indígenas, quilombolas e PCDS.
A IV Semana ProfArtes será realizada de forma híbrida, com atividades presenciais e remotas. Aberto à participação do público geral, o I Seminário Arte e Escola trará pessoas convidadas para conferências, mesas-redondas e apresentações artísticas. O EPPA – Encontro de Pesquisas do ProfArtes, organizará sessões de comunicação de trabalhos e será restrito à participação de pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores, estudantes de pós-graduação em Artes.
As atividades previstas na programação acontecerão no auditório Izaíra Silvino da ADUFC e no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno da UFC. A programação é gratuita, com acesso mediante inscrição, para toda a comunidade acadêmica de pesquisadoras e pesquisadores, professoras e professores, bem como estudantes com interesse nas áreas das Artes e da Educação.