Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Palestra sobre Ética marca início do projeto Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará

O projeto Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará teve início na noite da última quinta-feira, 31, no auditório da ADUFC-Sindicato, com a apresentação da palestra “Ética da Ciência”, ministrada pelo Prof. Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). O projeto é uma realização da ADUFC-Sindicato em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Na ocasião, a Diretora de Atividades Científicas e Culturais da ADUFC-Sindicato, Profª. Zuila Carvalho, ressaltou o objetivo do projeto de instituir um espaço para discussão de temas de interesse social, cultural e científico, promovendo a interlocução entre comunidade acadêmica e sociedade.

O Prof. Lindberg Lima Gonçalves, diretor do Campus da UFC de Russas e Secretário Regional da SBPC/Ceará, lembrou que o projeto se estenderá ao longo de todo o ano, sempre com uma palestra de interesse público sendo realizada na última semana de cada mês.

O Prof. Tarcísio Pequeno iniciou sua fala elogiando a iniciativa das entidades e dizendo sentir-se honrado em ter sido convidado para realizar a palestra inaugural. Na introdução do tema, o professor explicou que a questão da Ética se apresenta em cada situação do cotidiano e por isso é uma disciplina cujas teorias devem ser usadas para incitar a reflexão sobre as práticas do dia-a-dia.

Para o palestrante, a difusão do comportamento ético só é possível por meio do exemplo pessoal e da formação de ambientes onde esse comportamento seja tido como um valor e uma recompensa em si mesmo: “Ética é um hábito, é aquilo que você faz costumeiramente e por isso tem que ser um traço constante, uma marca do caráter. Ética não se ensina, se vivencia”.

A palestra foi seguida de debate com a participação da plateia e mediação do Prof. Lindberg Lima Gonçalves.

Para fechar o evento, o Coral da ADUFC fez uma apresentação preparada especialmente para a ocasião.

No próximo encontro do projeto Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará, será apresentada a palestra “Água e Desenvolvimento”, que será ministrada pelo Prof. Eduardo Martins, presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. O evento acontecerá no dia 28 de abril, no auditório da ADUFC-Sindicato.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]