Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Moção de apoio à Profª. Luma Andrade, diretora do Instituto de Humanidades da UNILAB

A ADUFC-Sindicato vem manifestar apoio à Profª. Luma Andrade, que denunciou ataques sofridos na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) desde que se candidatou à diretoria do Instituto de Humanidades (IH) até o presente momento, já como diretora. A professora considera que esses ataques configuram assédio moral e até mesmo transfobia e vêm prejudicando as dinâmicas e o funcionamento do instituto que dirige. Como ações que evidenciam o assédio, ela assinala:  “1. A ausência da gestão anterior do IH de realizar a transição para a nova gestão; 2. A remoção da totalidade dos servidores técnicos-administrativos do IH para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) no período das eleições, deixando a nova gestão do instituto desassistida pelo serviço de apoio à gestão e causando prejuízo no serviço administrativo do IH; 3. A ausência de apresentação do Plano de Gestão Anual, neste conselho, assim como do relatório final; 4. A recusa da entrega do domínio da rede social (Instagram) oficial do instituto, com os respectivos login e senha. (Nota Pública aprovada na 6ª reunião ordinária do IH de 2022)”.

A ADUFC-Sindicato considera graves os ataques denunciados, ainda mais por envolverem preconceito/transfobia, e avalia que podem efetivamente trazer prejuízos profissionais e pessoais à docente. São dignos de atenção também eventuais prejuízos à UNILAB e à comunidade do IH causados sobretudo pela remoção dos servidores técnico-administrativos.  

Em vista disso, manifestamos nossa solidariedade à Profª. Luma Andrade, diretora do Instituto de Humanidades da UNILAB, e reafirmamos que a ADUFC-Sindicato segue firme na defesa da integridade moral e profissional dos/as/es docentes e contra o assédio nas universidades federais do estado do Ceará.

Fortaleza, 17 de janeiro de 2023
Diretoria da ADUFC-Sindicato
Gestão Resistir e Avançar (Biênio 2021-2023)

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]