Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

EVENTO NACIONAL – Fortaleza sediará o 42º Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá em 2024

O mais recente Congresso do ANDES-SN foi encerrado na última sexta-feira (10), em Rio Branco (AC) (Foto: Nattércia Damasceno)

Professoras e professores que participaram do 41º Congresso do ANDES-SN aprovaram, na noite da última sexta-feira (10), a cidade de Fortaleza/CE como sede da 42ª edição do evento, a ser realizado em 2024. A proposta foi apresentada à plenária pela Diretoria da ADUFC-Sindicato e votada no dia de encerramento do encontro, que ocorreu em Rio Branco (AC). “Fortaleza é uma cidade com pulsão política e foi um dos polos de resistência contra o fascismo no desgoverno de Jair Bolsonaro. A comunidade da Universidade Federal do Ceará esteve permanentemente mobilizada para enfrentar a intervenção bolsonarista na instituição, agitando a cidade com atos, cadeiraços, assembleias unificadas e denúncias à imprensa contra a censura e o autoritarismo ao longo dos últimos anos”, destacou o presidente da entidade, Prof. Bruno Rocha, em ofício ao Sindicato Nacional.

Essa articulação local, da qual a ADUFC notadamente tem participado, reverbera na luta nacional. São exemplos recentes dessa mobilização o engajamento de docentes, servidores técnicos e estudantes do Ceará contra o projeto privatizante do Future-se e na jornada de lutas contra a PEC 32. Destaca-se também a ampla adesão a manifestações nacionais contra os cortes na educação, como as caravanas partindo de Fortaleza para os atos do Ocupa Brasília, em 2022, dentre outros.

No evento, o presidente da ADUFC lembrou todos os ataques sofridos pela entidade nos últimos anos. “O nosso sindicato foi vítima dos atentados e dos prejuízos causados pelo Proifes, construímos uma luta de muita resistência para voltarmos ao ANDES-Sindicato Nacional. Estamos finalizando esse processo e esperamos que, no nosso próximo congresso, esse crachá de convidado mude de cor e que nós possamos novamente defender a nossa base e os princípios de um sindicato democrático”, disse Bruno Rocha.

A escolha de Fortaleza para sediar o congresso nacional também é simbólica porque coincide com um período de resistência da comunidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) à intervenção bolsonarista na instituição, com gestão prevista para se encerrar em agosto próximo. Já são quase quatro anos de enfrentamento ao autoritarismo de uma reitoria sem legitimidade e que recorreu a métodos antidemocráticos de perseguição a docentes, estudantes e servidores/as técnicos/as.

O congresso nacional é o mais importante espaço de debate e deliberação do ANDES-SN. Neste ano, a ADUFC esteve representada no evento por uma delegação composta por seis docentes filiados/as, com integrantes da base e da Diretoria. Ao longo de uma semana, 611 professoras e professores de universidades federais e estaduais, institutos federais e Cefets de todo o país estiveram reunidos para debater e deliberar sobre as ações e pautas que irão orientar as lutas da categoria para os próximos 12 meses e definir o processo eleitoral para a nova diretoria.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]