Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

A EDUCAÇÃO RESISTE! – Ministro é recebido com protestos da comunidade acadêmica no campus da UFC em Itapajé

(Fotos: @jonathan_ujs | @ujs_brasil)

Nesta sexta-feira (27/8), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o interventor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, foram recebido em Itapajé com protestos pela comunidade acadêmica, que manifestou todo o repúdio às mais recentes declarações preconceituosas contra a educação pública do assistente de Jair Bolsonaro. A visita marca a inauguração do novo campus da UFC no município, em terreno doado à universidade. Manifestantes empunharam placas com frases como “Para poucos é o governo Bolsonaro”, em resposta à declaração do ministro, em 10 de agosto último, de que a “universidade deveria ser para poucos”. 

Participaram do ato integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE CE LIVRE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES). Os manifestantes, majoritariamente estudantes, foram repreendidos com violência por agentes da Guarda Municipal de Itapajé e seguranças terceirizados ao tentarem acompanhar o trajeto do ministro da Educação. 

Compareceram à cerimônia os deputados federais  cearenses Capitão Wagner (PROS), Dr. Jaziel (PL), AJ Albuquerque (PP) e Danilo Forte (PSDB), que buscam pegar carona e ganhar capital político com o suposto apoio à interiorização das universidades. Entretanto, vale lembrar que a expansão dos campi das universidades federais para o interior recebeu especial relevância durante os governos dos ex-presidentes Lula e Dilma Roussef. Essa política começou a ser enfraquecida na gestão Temer e, no governo Bolsonaro, o que se atesta é a tentativa do desmonte completo do ensino superior público.

Milton Ribeiro acumula uma nada afortunada lista de declarações nos últimos meses. O ministro que deveria ser uma referência na área da educação já afirmou, por exemplo, que alunos com deficiência “atrapalham” o aprendizado de outros estudantes. Por conta dessa fala, terá de comparecer, na próxima quarta-feira (1º/9), diante das comissões de Educação e dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Federal para se explicar. Na visita do ministro a Itapajé, uma das placas empunhadas por manifestantes dizia: “inconveniente é viver com o seu preconceito”.

A conturbada passagem de Milton Ribeiro pelo campus de Itapajé repercutiu amplamente na imprensa local e nacional, inclusive com a divulgação de vídeos do protesto. Essa é a segunda vez, em menos de um mês, em que ele é rechaçado em uma universidade federal cearense. No último dia 5 de agosto, a comunidade acadêmica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) foi recebê-lo com palavras de “Fora Genocida” e gritos contra os cortes na educação pública na cerimônia de posse do novo reitor da instituição, Roque do Nascimento Albuquerque.

(Foto: Reprodução/UOL)

Remanejamento de vagas para Itapajé ocorreu sem transparência ou critérios técnicos

Quando a criação do campus de Itapajé foi autorizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ainda em 2018, a previsão era de que fossem ofertados, gradualmente, 10 cursos de licenciatura: Biologia, Física, Geografia, História, Letras-Português/Inglês, Matemática, Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia, Artes Cênicas e Química. No entanto, Cândido Albuquerque desmontou a estrutura prevista pelo CNE, e o campus iniciará as atividades acadêmicas, em setembro próximo, com três cursos de graduação tecnológica: Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Ciência de Dados. 

Além disso, a ADUFC-Sindicato denunciou, no último dia 8 de julho, a forma obscura como a administração superior da UFC estava remanejando vagas de docentes da instituição para o novo campus que seria inaugurado em Itapajé. Professores/as denunciaram que essa redistribuição de vagas para os novos cursos do campus Jardins de Anita, no município, estava ocorrendo sem transparência nem critérios técnicos. Muitas dessas vagas partiram, inclusive, de unidades que estão sobrecarregadas devido a essas vacâncias. 

A ADUFC reitera o apoio aos processos de expansão e interiorização da universidade, incluindo a abertura do campus da UFC em Itapajé. No entanto, reforça que esses processos não devem se consolidar às custas da precarização e depreciação de cursos já existentes. 

REPERCUSSÃO NA MÍDIA – Leia algumas das matérias que saíram sobre a visita do ministro da Educação ao Ceará: UOL, O GLOBO, G1 Ceará, Diário do Nordeste, OPOVO e TV Verdes Mares/Globo.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]