Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

ENCONTROS FESTIVOS – Programação cultural do Congresso tem festa organizada pela ADUFC e apresentações musicais cearenses

(Fotos: Nah Jereissati/ADUFC)

Encerrados os trabalhos de quarta-feira (28) do 42º Congresso do ANDES-SN, participantes e convidados confraternizaram em uma noite festiva no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza. O momento foi animado pela banda Os Transacionais, que apresentou um diversificado repertório carnavalesco e de brasilidades ao público após a discotecagem da DJ Kaká di Paula. A festa foi organizada pela ADUFC, que estendeu o convite a todos os docentes sindicalizados da entidade e seus acompanhantes. O momento contou com um espaço infantil para acolher os filhos dos docentes que estão participando do evento.

Durante a festa, cinco restaurantes do Alimenta CE, equipamento de gastronomia da própria Estação das Artes, ofereceram pratinhos, petiscos e quitutes, entre eles o Centro Frei Humberto, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Foram disponibilizados ônibus saindo do Campus do Pici, ao final dos trabalhos do Congresso, direto para a Estação das Artes e de lá para os hotéis dos congressistas depois da festa.

Diversidade musical cearense em evidência

O 42º Congresso do ANDES-SN conta com apresentações culturais ao longo dos cinco dias de programação. A abertura do evento recebeu o emocionante batuque do Maracatu Solar, puxado por Pingo de Fortaleza, trazendo toda a tradição do maracatu cearense, a resistência do povo negro, a herança da Mãe África, o ritmo dolente e a força que faz o Carnaval de rua de Fortaleza. Durante a tarde, Gigi Castro e o grupo Não Insistas, Rapariga apresentaram chorinho no Palco Térreo do Centro de Convivência do Campus do Pici. No início da noite, a Mulher Barbada, cantora cearense e drag queen, fez um pocket show. 

Participantes do Congresso também assistiram na terça-feira (27) ao espetáculo da Camerata da UFC – grupo coordenado pela Profª. Liu Man Ying (ICA/UFC), que trafega por repertório de autores cearenses de várias épocas, inclusive contemporâneos. Já na quarta-feira (28), o Prof. Babi Fonteles (Faced/UFC) fez uma apresentação na abertura da plenária do Tema II ao lado dos músicos Eliahne Brasileiro e Werbeson Avelino. Na quinta-feira (29), um manifesto poético-percussivo foi apresentado no horário do almoço e à tarde a programação musical ficou com os cantores e compositores Assun e Luiza Nobel. Quem anima o coffee break da noite é o Caldeirão, grupo de percussão da ADUFC, que congrega estudantes, docentes e público em geral.

O último dia recepciona o cantor Rodger Rogério, um dos principais compositores do Ceará, além de docente aposentado da UFC e primeiro presidente da Rádio Universitária FM. Durante a noite, Juruviara canta forró e clássicos de Belchior. O cantor é um dos mais premiados intérpretes e autores da nova geração da música do Ceará para o Brasil. A programação cultural do evento teve curadoria do jornalista e produtor musical Dawlton Moura, em conjunto com a Comissão Organizadora do Congresso.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]