Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

CAMPANHA SALARIAL 2024 – Em Assembleia Geral, ADUFC analisa conjuntura e delibera participação no Dia Nacional de Lutas, em 3 de outubro

Em Assembleia Geral Extraordinária ocorrida nesta sexta-feira (29), docentes da UFC, da UFCA e da UNILAB discutiram a atual conjuntura econômica e política no Brasil e os impactos para a campanha salarial da categoria docente. A diretoria da ADUFC destacou a importância da participação dos/as sindicalizados/as nas reuniões para fortalecer as lutas e informou sobre a Jornada de Lutas que ocorre na próxima semana, de 2 a 7 de outubro, com foco no Dia Nacional de Lutas, próxima terça-feira (3/10).

Iniciada com alguns informes, a Assembleia foi coordenada pela presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, que pontuou as atividades da semana, como o lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação, que ocorreu no último dia 25/9, e de cuja organização a ADUFC participou como coordenação adjunta do Fórum Estadual de Educação; e a Roda de Conversa sobre o Novo Ensino Médio, com participação de estudantes e docentes de escolas secundaristas, UFC, UNILAB e UFCA. O Prof. Roberto da Justa, vice-presidente do sindicato, deu informe sobre as participações da ADUFC nas reuniões de colegiados, mediante convite de departamentos e cursos, onde foi discutida a campanha salarial e a campanha de sindicalização. O Prof. Willian Domingues, segundo suplente da ADUFC e docente da UFCA, também compartilhou informes da Reunião do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Étnico-racial, Gênero, Diversidade Sexual (GTPCEGDS) da ANDES-SN, nos dias 22 e 23/9, em Brasília.

Na análise de conjuntura, o Prof. Fábio Sobral, do Departamento de Teoria Econômica da UFC, trouxe uma reflexão sobre a complexidade do momento que estamos vivenciando. O docente sinaliza que esse passado recente faz parte de um plano destrutivo em nível internacional, que envolve um bloco de grupos de extrema direita, que em um processo violento, sistemático e inserido em diversos países, coloca-se contra o sistema eleitoral e pelo fim do Estado. “Os perigos desse plano ainda devem ser enfrentados”, pontua o professor. Por outro lado, a situação econômica do governo Lula encontra-se amarrada a algumas medidas fiscais, a exemplo da PEC 95 e do arcabouço fiscal, que impedem o uso de mais de três bilhões em caixa, advindos de reservas do tesouro e reservas cambiais. 

Ele cita ainda estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) de 2018 sobre aplicação de verbas em programas sociais e como isso dialoga com a recomposição salarial de servidores públicos. “Cada real aplicado no Bolsa Família gera na economia R$1,78, ou seja, 78% de ganho. Levo essa mesma lógica para a recomposição salarial, que não é um gasto, isso circula! Movimenta a economia, gera emprego e aumenta a prestação de serviços. Parece que nos sentimos constrangidos em pedir aumento, mas na verdade é um processo de manutenção da própria realidade econômica”, explana o Prof. Fábio.

Em uma de suas falas, a Profª Irenísia reforçou a importância da participação nas instâncias deliberativas do sindicato e nas ações de mobilização. Para a presidenta da ADUFC, a insatisfação com a defasagem salarial deve ser convertida em ações de pressão, ou seja, deve traduzir-se em presença efetiva nas deliberações e nas ações da campanha salarial. “É importante o compromisso em mobilizar os colegas e abordar o tema discutido hoje na análise de conjuntura. Estamos em governo favorável, com abertura às pautas, mas a luta é nossa!”, comenta Irenísia, e complementa que é “hora de reconhecermos nosso papel enquanto trabalhadores na luta pelos nossos direitos. Teremos um reajuste do tamanho da nossa capacidade de compreensão do momento, compreensão do papel do sindicato, da nossa categoria como trabalhadores e da nossa capacidade de lutar pelas pautas que colocamos na mesa de negociação”, finaliza.

Com o objetivo de fortalecer a mobilização e intensificar a pressão por negociação e atendimento das pautas dos servidores públicos federais, a ADUFC soma-se a um conjunto de entidades sindicais na próxima terça-feira, 3/10, para realização de diversas atividades no Ceará e em Brasília. A Assembleia Geral deliberou pela participação da ADUFC em ato de rua no dia 3, em Fortaleza, convocado pelas Centrais Sindicais, para manifestar-se contra a PEC 32, da Reforma Administrativa, e pela valorização do serviço público. 

A ADUFC também se fará presente nas atividades em Brasília, reunindo-se às demais delegações de seções sindicais do ANDES-SN e de entidades sindicais dos SPF, para ações junto aos parlamentares, vigílias e atos de rua. Estarão na capital nacional pela ADUFC as professoras Sônia Pereira e Ana Amélia de Melo, diretoras da entidade. 

A Assembleia Geral também aprovou os seguintes encaminhamentos, alguns deles advindos da Plenária dos SPF em 26/9 e da Reunião do Conselho de Representantes em 19/9: 

  • Elaboração de carta ao Governo cobrando postura assertiva e deliberativa de representantes nas mesas de negociação;
  • Jornada de lutas permanente para pressionar congressistas estaduais e capital federal com com vigílias e atos;
  • Fortalecimento dos Fóruns do Serviço Público dos estados;
  • Realização de vigília e acampamento em frente ao Ministério da Gestão e Inovação;
  • Produção de outdoors nos estados pela valorização dos serviços e servidores públicos;
  • Organização de encontro nacional de servidores públicos federais com data a definir;
  • Panfletagem sobre campanha salarial e contra reforma administrativa na semana de 2 a 7 de outubro;
  • Mesa online para esclarecimento sobre campanha salarial;
  • Comunicação diferenciada sobre campanha salarial;
  • Reforçar participação em rádios através da assessoria de imprensa;
  • Reforçar campanha de sindicalização nos departamentos, para fortalecer a mobilização pela campanha salarial.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]