Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

HONRARIA – Trabalhadora doméstica e liderança sindical, Creuza Oliveira será Doutora Honoris Causa pela UFBA

(Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, uma trabalhadora doméstica e liderança sindical recebe um Título de Doutora Honoris Causa no Brasil. A homenageada é a Presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) e coordenadora-geral do Instituto 27 de Abril, Creuza Oliveira

Ela vai receber o Título da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ainda sem data para a solenidade de entrega da honraria. O grupo que preparou o memorial sobre Creuza Oliveira para a análise da concessão do Título foi coordenado pela professora Elisabete Pinto, do Instituto de Psicologia (IPS) da UFBA. Participaram também a professora e pesquisadora visitante Emérita da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mary Garcia Castro; José Ribeiro, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT); a deputada estadual Olívia Santana; o jornalista Pedro Castro; Renato Resende, juiz do Trabalho (TRT); Patrícia Carla Zucoloto e Mariana da Cruz Silva, ambas do IPS/UFBA, dentre outros.

Para a professora Elisabete Pinto (UFBA), “Creuza de Oliveira é uma intelectual orgânica que conseguiu organizar as mulheres negras de todo Brasil em torno da questão laboral. Poucos doutores conseguem que o conhecimento produzido por eles na academia tenha um impacto social e possa transformar vidas. Creuza é doutora porque logrou conquistar os direitos humanos das trabalhadoras domésticas. A UFBA compreende a sua importância da sua luta”, comenta.

A homenageada, Creuza Oliveira, ressalta a importância do Título. “A academia esteve distante do povo e das classes menos favorecidas. Os representantes desta classe só conseguiram chegar à universidade a partir da política de cotas. Foi daí que muitas pessoas tiveram que ‘engolir’ as filhas e filhos das domésticas, a população indígena e negra nas universidades. Este Título irá abrir portas para outras. É uma vitória muito importante para a nossa luta e para a nossa história”, afirma Creuza.

A ADUFC também celebra esta homenagem à Creuza. “Trata-se de uma enorme justiça a esta grande mulher, uma liderança, cuja existência traz consigo a luta pelo reconhecimento do trabalho invisibilizado de mulheres subalternizadas. A luta é cotidiana, mas hoje celebramos a mulher negra, na figura de Creuza Oliveira. A Universidade se eleva com esta justa indicação!”, comenta a Profª. Maria Inês Escobar.

Premiações

Creuza Oliveira coleciona uma série de homenagens e prêmios, em honra à sua trajetória de luta. Ainda em julho, ela recebeu o título de comendadora da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia. Além disso, a sindicalista recebeu o Prêmio Revista Cláudia, “Mulheres que fazem a diferença”, em 2003. E o Prêmio Direitos Humanos, da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, em 2003 e em 2011, pela luta contra o trabalho infantil e por igualdade racial. E em 2005 a Ordem do Mérito do Trabalho no Grau de Cavaleira, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foi indicada para o Prêmio 1.000 Mulheres para o Nobel da Paz em 2005; recebeu ainda o Troféu Raça Negra da Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, no ano de 2013. E a homenagem “Mulheres Guerreiras”, da Previdência Social. E no Senado Federal o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, em 2015, dentre outras diversas honrarias.

Deixe um comentário

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]