Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

Congresso do ANDES-SN aprova moção de solidariedade e doação de R$ 200 mil ao povo indígena Yanomami

Atendimento aos indígenas Yanomami trazidos ao Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira, instalado na na Casa de Saúde do Índio, em Boa Vista. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O 41º Congresso do ANDES-SN aprovou, na tarde desta sexta-feira (10), a doação no valor de R$ 200 mil para o povo indígena Yanomami, vítima de grave situação humanitária em decorrência do abandono do Estado comandado por Jair Bolsonaro nos últimos anos. O encaminhamento ocorreu no formato de Texto Resolução (TR), apresentado, de forma excepcional, pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Uberlândia (ADUFU-SS). A TR foi acolhida e votada na plenária do Tema 4, que trata de Questões Organizativas e Financeiras.

O texto reforça que um dos objetivos do Sindicato Nacional é “buscar a integração com entidades representativas dos professores, dos trabalhadores em geral e de outros setores, na luta pela democracia e pelos interesses do povo brasileiro”. Os recursos financeiros serão destinados a auxiliar na reparação dos danos sofridos de modo a propiciar a existência de uma vida digna aos povos indígenas. “A colaboração representa mais uma forma de expressão de solidariedade do ANDES-SN perante o povo Yanomami, não se confunde com caridade”, diz a TR aprovada.

Médico infectologista e diretor de Patrimônio da ADUFC, o Prof. Roberto da Justa reforça a importância do apoio. “Estamos diante de uma grave crise humanitária e sanitária. Milhares de indígenas Yanomami, sobretudo crianças e idosos, sofrem com a desnutrição, a contaminação de doenças como a malária e os diversos danos à saúde decorrentes do garimpo ilegal em suas terras. Tudo isso resultado de anos de descaso do governo Bolsonaro”, afirma o docente, que integra a caravana da ADUFC no 41° Congresso do ANDES-SN. “Promover dignidade a esses povos é uma questão de justiça histórica e social”, acrescenta o professor. 

Desde o início, a ADUFC tem reforçado a campanha de solidariedade em defesa dos Yanomami. Veja como colaborar com essa missão de solidariedade:

1. Cadastrar-se na Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) ou Força Nacional do SUS para reforçar o atendimento em território Yanomami após decretação de emergência em saúde pública. Os voluntários (médicos, enfermeiros e nutricionistas) prestarão atendimento direto aos pacientes na Casai – Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército (Clique aqui);

2. Doações para a ONG Ação da Cidadania, fundada pelo ativista Betinho, para compra de cestas de alimentos. Os valores podem ser doados via PIX – sos@acaodacidadania.org.br – e por outras formas de pagamento. Saiba mais sobre a ação pelo Instagram @acaodacidadania;

3. Doações para o Conselho Indígena de Roraima, que está apoiando as campanhas de arrecadação de recursos para o povo Yanomami. As transferências podem ser feitas para o pix conselhodaf@gmail.com. Veja mais no Instagram @cir_conselhoindigenaderoraima.

Toda força ao povo Yanomami. O Brasil é território indígena!

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]