Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

RETORNO PRESENCIAL SEGURO – Docentes da UNILAB aprovam lista de reivindicações à Reitoria

Em reunião virtual com a Diretoria da ADUFC na última quarta-feira (16/2), professores/as da UNILAB aprovaram uma série de encaminhamentos a serem levados à Reitoria sobre o retorno seguro às aulas presenciais. Estão entre as deliberações a cobrança para a distribuição de máscaras a todos os trabalhadores/as da UNILAB, conforme assegura a Norma Regulamentadora nº 6 do Governo Federal; exigência de passaporte vacinal; adequação das condições físicas do Campus de Palmares (salas de aula, limpeza, acesso à água); e análise das condições de trabalho associadas às condições sanitárias; e considerar o quantitativo dos estudantes por sala.

Professores/as da UNILAB também irão solicitar que a Reitoria explicite nos textos formais o termo “retorno híbrido” para salvaguardar a saúde dos profissionais de educação com comorbidades ou os que cuidam de crianças e idosos. Estavam presentes na reunião três diretores da ADUFC: a Profª. Ana Paula Rabelo, da UNILAB; o Prof. Bruno Prata e a Profª. Lena Espíndola, ambos da UFC. O encontro foi uma articulação dos conselheiros do sindicato na universidade.

Também foi pautada a campanha salarial dos servidores públicos federais, cuja adesão à mobilização nacional já foi aprovada na Assembleia Geral da ADUFC do último dia 18 de janeiro. A ideia apresentada pela Profª. Ana Paula Rabelo é pensar estratégias locais de resistência para fortalecer o movimento nacional. “O que podemos fazer e qual a nossa disposição de luta? O que nós podemos construir e como podemos colaborar nacionalmente com essa luta?”, questionou a docente.

Os/as sindicalizados/as da ADUFC abordaram, ainda, na reunião o Plano Individual de Trabalho (PIT) e o Relatório Individual de Trabalho (RIT) do corpo docente da UNILAB. Hoje há a avaliação de que esses instrumentos não refletem o trabalho real desempenhado pelos professores, uma vez que dificultam a declaração de diversas atividades extracurriculares. Assim, o trabalho oficial informado à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) acaba sendo inferior ao efetivamente realizado, e os/as docentes não conseguem reaver as horas extras. 

A Profª. Ana Paula Rabelo disse que o sindicato continuará acompanhando a implementação desses dispositivos, por meio da Assessoria Jurídica, e acolhendo os relatos e denúncias de assédio moral sofrido por professores/as, a exemplo dos casos em que os/as docentes são incentivados a declarar um número de horas inferior ao trabalhado.

Também houve um momento de informe sobre os inquéritos que correm contra professores perseguidos na UNILAB. Sobre esse tema, será marcada uma reunião com representantes da Diretoria e do Jurídico da ADUFC para atualizar os/as docentes a respeito do andamento desses processos.

UFCA: reunião extraordinária do CONSUNI debaterá o tema no dia 24 de fevereiro

Também na quinta-feira (17/2), o Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) se reuniu e decidiu não postergar o retorno presencial às aulas, mercadas para o dia 7 de março de 2022. Na mesma reunião, debateu e reforçou, ainda, a aprovação da exigência de passaporte vacinal para o desenvolvimento de atividades acadêmicas na UFCA e que já havia sido aprovada.

Detalhes sobre como será esse retorno, no entanto, precisarão de normativo específico, razão pela qual o CONSUNI/UFCA deverá promover reunião extraordinária, no próximo dia 24/2, para aprovar uma resolução para disciplinar o desenvolvimento do período letivo 2021.2. Os detalhes da operacionalização da cobrança do passaporte vacinal serão divulgados no Portal da UFCA assim que for publicada a resolução relativa ao tema. Mais informações sobre a reunião do CONSUNI do dia 17/2podem ser consultadas AQUI.

Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]