Pular para o conteúdo Vá para o rodapé

“RESISTIR E AVANÇAR” – Nova Diretoria da ADUFC toma posse para o biênio 2021-2023 e renova compromisso com luta docente

(Fotos: ADUFC-Sindicato/Larissa Vasconcelos)

A gestão Resistir e Avançar, que assume a Diretoria da ADUFC-Sindicato no biênio 2021-2023, tomou posse na noite desta segunda-feira (31/5) em cerimônia transmitida no YouTube da entidade. O evento foi iniciado com Assembleia Geral na qual os/as docentes aprovaram o relatório da Comissão Eleitoral com o resultado das eleições do sindicato, que ocorreram nos dias 6, 7 e 8 de abril. Após a votação, a cerimônia contou com depoimentos de representantes de entidades sindicais e movimentos sociais que têm caminhado ao lado da ADUFC nas lutas cotidianas, construindo resistências e avançando junto com o sindicato na defesa da educação pública, da democracia e de uma universidade livre e autônoma.

Em razão das restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, alguns integrantes da nova diretoria estiveram presencialmente na sede do sindicato (*), e os demais participaram de forma remota, por videoconferência. A cerimônia, mediada pela Profª Inês Escobar, do curso de Economia Ecológica da UFC, foi iniciada com a exibição de um vídeo-performance da Profª. Rosa Primo, dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança da UFC, seguido de uma compilação de imagens das lutas vivenciadas pelo sindicato ao longo dos dois últimos anos. A docente, até então diretora de atividades científicas e culturais no biênio 2019-2021, despediu-se da atual gestão da ADUFC, destacando a experiência de construir um sindicato autônomo e verdadeiramente democrático.

“Falo de um lugar vivo, que vi, que vejo, e que se move com a força que construímos e vimos e vivemos. Falo de um lugar que nunca agiu sem a coletividade, nunca agiu sem mover assembleias, encontros, discussões. Por isso, hoje, acredito, sim, que esse lugar é possível. Não é algo utópico ou emblemático nos discursos que ficam a vagar. Tem concretude, tem vontade política, tem trabalho, tem desejo, tem gente de todo tipo, e tem planta e bichos. Tem vida”, ressaltou a docente.

Profª Daniele Bezerra, presidente da Comissão Eleitoral, à esquerda; Prof. Bruno Rocha, presidente reeleito, ao centro; e Profª Rosa Primo, que se despediu da diretoria na cerimônia, à direita

No início da AG, a presidente da Comissão Eleitoral, Profª. Daniele Bezerra, leu o relatório final das eleições. A chapa 1 “Resistir e Avançar” obteve 1.069 votos dos 1.763 votantes. Para o Conselho de Representantes, foram eleitas 52 chapas. O documento foi submetido a votação e aprovado com 64 votos favoráveis e uma abstenção. O controle da frequência ocorreu por meio de cadastro virtual preenchido pelos/as filiados/as que participaram da Assembleia Geral.

ADUFC não está só: avanço da resistência é coletivo

Logo após a confirmação do resultado eleitoral, a cerimônia de posse teve continuidade com uma sequência de falas de representantes de entidades sindicais de Educação, do movimento estudantil e dos movimentos sociais, grupos que têm atuado ao lado da ADUFC nos últimos anos no enfrentamento às lutas do cotidiano sindical.

“Essa conjuntura talvez seja uma das mais difíceis que a gente tem enfrentado. E a gente ter pessoas dispostas a fazer a luta sindical é muito importante e significado neste momento de posse de uma diretoria que se propõe a construir as lutas e a enfrentar esses desafios”, destacou a presidenta do ANDES-Sindicato Nacional, Profª. Rivânia Moura, ressaltando a importância de construir uma unidade na luta diante dos inúmeros ataques contra a classe trabalhadora. “A luta tem que ser coletiva, porque os ataques não são localizados”, reforçou.

Keila Camelo, da diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce), também lembrou as lutas e o trabalho coletivo construídos em parceria com a ADUFC. “Nossa diretoria está com essa gestão da ADUFC na luta que vamos travar ainda muito maior, numa pandemia que nos obriga a ir para as ruas pedir vacina para todos e respeito aos trabalhadores, contra a Reforma Administrativa e pela defesa da educação”, destacou.

Representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Yara Larissa também citou os momentos em que o sindicato esteve ao lado do movimento estudantil, a exemplo das mobilizações iniciadas em 2019 contra a intervenção na UFC na ocasião da indicação de um reitor ilegítimo por Jair Bolsonaro. “A gente passa por um processo de cortes na educação, na UFC a gente vive uma intervenção. Ultimamente, a gente está pedindo o básico: pão, comida na mesa e vacina para que possamos voltar à normalidade. A nossa luta continua”, disse.

Paola Tôrres, integrante do Coletivo Rebento – Médicos em Defesa da Ciência, da Vida e do SUS, apontou a importância, para esse grupo, de ter a ADUFC somada à luta local dos médicos. “A atual diretoria tem valores compartilhados com nosso coletivo de médicos: saúde, educação, democracia e luta pela universidade pública. Mas principalmente, pelas liberdades democráticas. O binômio educação/saúde foi ressaltado no decorrer da fala da médica, que finalizou: “Que sigamos arrebentando sementes de esperança no coração de todo mundo”.

Entre os/as representantes das entidades convidadas a participar das saudações durante a cerimônia de posse, também estiveram Jéssica Rebouças (Frente Povo Sem Medo); Íris Carvalho (Frente Brasil Popular/Direção Estadual do MST); Lívia Nascimento (Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e Frente de Mulheres); e Lauriane Tremembé (estudante indígena da UNILAB).

“É esse cenário que nos convoca à resistência”

Reeleito presidente da ADUFC-Sindicato, o Prof. Bruno Rocha salientou o compromisso com uma concepção de educação pública, financiamento para a pesquisa, um sistema de saúde universal e a defesa do meio ambiente. “Os desafios estão presentes, mas a organização é a nossa força para o combate. O retorno ao ANDES-SN na construção da luta docente nacional, a participação nos fóruns coletivos com entidades sindicais e movimentos sociais, a organização com a juventude são fundamentais para vencermos aqueles que sistematicamente têm assolado o país e desconstruído o pouco que construímos com tantas lutas por tanto tempo”, apontou o docente. “É esse cenário que nos convoca à resistência. É isso o que nos move”, acrescentou. O docente também defendeu o fortalecimento de políticas de defesa de direitos e inclusão de negros e negras e das populações indígenas na universidade.

Bruno Rocha agradeceu aos professores e às professoras que têm construído essa luta e a todos os movimentos sociais e representantes da sociedade civil que têm atuado junto ao sindicato na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade para todas e todos. “A luta hoje é pelos princípios que construíram o ideal de uma educação inclusiva, plural e para todas e todos. Que depende de investimento decente, de autonomia, de apreço pelo conhecimento e, sobretudo, de democracia e representatividade, coisas que nos faltam e que nos dias atuais ficaram ainda mais escassas”, complementou. O evento, transmitido integralmente com tradução e tempo real para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi encerrado com uma apresentação cultural do músico Marcelo Di Holanda.

Chapa 1 foi eleita em abril/2021

Com 1.069 votos, a Chapa 1 “ADUFC: Resistir e avançar – em defesa da Vida, da Ciência e da Universidade Pública” foi eleita para a Diretoria do sindicato, enquanto a Chapa 2 “Autonomia, Compromisso e Luta” recebeu 653 votos. Para o Conselho de Representantes, foram eleitas 52 chapas (titular e suplente) das 53 homologadas no pleito.

Conheça a Diretoria da ADUFC Resistir e Avançar (biênio 2021-2023):

Presidente:
Bruno Rocha (Centro de Ciências/UFC)
Vice-presidente:
Irenísia Oliveira (Centro de Humanidades/UFC)
Secretária Geral:
Helena Martins (Instituto de Cultura e Arte/UFC)
1º Secretário:
Bruno Prata (Centro de Tecnologia/UFC)
Tesoureiro:
Gustavo Cabral (Faculdade de Direito/UFC)
1ª Tesoureira:
Ana Paula Rabelo (ILL-UNILAB)
Diretor de Patrimônio:
Roberto da Justa (Famed/UFC)
Diretora de Aposentados:
Lena Espíndola (C. Cultura)
Diretor de Atividades Científico-Culturais:
Tiago Coutinho (IISCA/UFCA)
Diretor de Relações Intersindicais:
André Ferreira (FEAAC/UFC)
1ª Suplente:
Tânia Batista (FACED/UFC)
2ª Suplente:
Gisele Lopes (Centro de Ciências/UFC)

(*) Irenísia Oliveira, Helena Martins, Roberto da Justa, Tânia Batista, Bruno Prata e Gisele Lopes.

(**) A cerimônia de posse da nova Diretoria da ADUFC, gestão Resistir e Avançar (2021-2023), pode ser assistida na íntegra, no canal do sindicato no YouTube.

Seção sindical dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará

Av. da Universidade, 2346 – Benfica – Fortaleza/CE
E-mail: secretaria@adufc.org.br | Telefone: (85) 3066-1818

© 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Web-az

© 2024 Kicker. All Rights Reserved.

Sign Up to Our Newsletter

Be the first to know the latest updates

[yikes-mailchimp form="1"]